Som de cinema: saiba como montar na sua casa
05/10/2020

Som de cinema: saiba como montar na sua casa

Ter um equipamento de TV com som de cinema é um grande desejo para os amantes de filmes e séries. Imagina ter a qualidade de som e imagem de uma sala de cinema na sua casa? Desfrutar de todo o conforto e comodidade do seu lar e ainda assistir as obras de sua preferência é um benefício que você pode ter. 

 

O som de cinema não é uma exclusividade de salas de cinema. Com os equipamentos certos é possível reproduzir a qualidade de um som de cinema profissional na sua casa. Quer saber como? Continue lendo este conteúdo e descubra!

 

Como funciona o som das salas de cinema?

 

O som transmitido nas salas de cinema é reproduzido por um formato chamado Dolby Digital, que funciona como um filtro de som, para diminuir o ruído, melhorar os graves e os agudos. Essa qualidade que o Dolby Digital proporciona permite que o som estéreo seja transmitido de forma mais limpa e em dois canais

 

Os canais de áudio do sistema Dolby Digital funcionam de forma independente, isso proporciona maior clareza e perfeição ao som transmitido. Ou seja, os sons de explosão, músicas, sons ambientes e sons de outros elementos são processados separadamente, ecoando assim sem interferências.

 

Para o cinema, a vantagem do formato Dolby Digital é que o som é gravado junto com o rolo da imagem, o que garante uma sincronização perfeita. O mesmo acontece com os DVDs e blu-rays. Além disso, com o sistema Dolby Digital, não há perda de informações, nem mesmo em um aparelho mais simples. 

 

Mas o Dolby Digital não é a única tecnologia usada nos cinemas. Há também o Dolby Atmos, que não está relacionado com a tecnologia em si, mas sim com a instalação. Isso porque o Dolby Atmos é uma técnica que posiciona as caixas de som de forma mais apurada e os elementos sonoros se sobrepõem aos canais de áudio tradicionais. Distribuído dessa forma, o sistema reproduz o padrão de som surround, que significa “ao redor”. 

 

No surround, o som é refletido a partir de diferentes locais, criando sensação imersiva que envolve o usuário. Nessa técnica, é preciso utilizar os sistemas de som 5.1 e 7.1, porém no segundo caso a reprodução sonora perde um pouco de fidelidade. 

 

O Dolby Atmos pode ser facilmente reproduzido em qualquer residência, proporcionando um som de cinema perfeito e profissional.

 

Como montar um som de cinema na sua casa?

 

O som de cinema proporciona uma sensação de imersão para o telespectador. A pessoa deve estar no centro do ambiente, com equipamentos ao seu redor, emitindo sons de diversos pontos. 

 

Esse tipo de instalação vai permitir que o áudio de cada elemento e ação do filme ou série seja transmitido de caixas diferentes, envolvendo o usuário. 

 

Para montar um sistema de som de cinema, você vai precisar de um subwoofer com múltiplos canais e, pelo menos, cinco caixas de som conectadas a ele. Os home theaters, por exemplo, contam com sistemas 5.1 ou 7.1. 

 

Sistemas 5.1 ou 7.1 são representados pelo número de canais que são reconhecidos ou usados e um subwoofer. Dessa forma, são 5 ou 7 caixas de som e o subwoofer, que fornece os graves. Além disso, o conteúdo reproduzido deve ser compatível com esse tipo de sistema.

 

O sistema mais indicado para esse tipo de uso, a transmissão de som de cinema residencial, é o 5.1, que faz a ligação de até cinco canais de áudio distintos, com isso proporciona uma sensação mais sonora mais agradável e imersiva para o ouvinte. Ou seja, o usuário tem uma sensação de movimento, de impacto, de emoção e de localização com relação ao que está vendo na TV. 

 

Veja como posicionar o sistema 5.1 em seu projeto de som de cinema:

 

  • 2 caixas na frente (uma em cada lado do ambiente - direita e esquerda)
  • 2 caixas atrás (uma em cada lado do ambiente também - direita e esquerda)
  • 1 canal central

 

O usuário fica no centro do sistema, recebendo som de todos os lados, ouvindo tudo que está acontecendo no seu redor. Cada caixa do sistema de som 5.1 vai reproduzir um som do conteúdo audiovisual.

 

Quer montar um projeto de sonorização para a sua casa, ter um ambiente com som de cinema para aproveitar os momentos em família, mas não sabe por onde começar? Confira o material completo que preparamos para te ajudar! Veja como obter mais conforto para sua residência com um projeto de sonorização.

 

Infográfico projeto de sonorização ambiente

< Anterior