Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Como montar um sistema de som embutido no gesso, teto ou parede?

O sistema de som embutido é um dos recursos disponíveis para pessoas que buscam sonorizar sua residência e gostam de uma estética mais clean e moderna. Com esse tipo de instalação, os aparelhos podem ficar mais discretos no gesso, teto ou parede.

O som de qualidade é algo que vem se tornando parte essencial do dia a dia das pessoas atualmente. Realizar tarefas ouvindo uma boa música ou curtir um som com os amigos em casa, pode ser muito melhor com um bom sistema de som. 

Um dos grandes diferenciais dos imóveis de hoje em dia é a quantidade de recursos e automações que eles possuem. Além de persianas elétricas, iluminação com comando de voz e a ampla disseminação de recursos como os assistentes pessoais (Alexa® e outros), o investimento em um som embutido de qualidade é certeza de que uma boa impressão será causada nos seus familiares e amigos.

Quer ter esse tipo de recurso em casa e deixar os momentos em seu lar ainda mais especiais? Continue a leitura e saiba como montar um sistema de som embutido no gesso, teto ou parede.

Sonorização embutida é sempre a melhor opção?

A era dos grandes amplificadores, das caixas de som externas e aparentes e da preocupação com a passagem de fios e cabos em uma sala de TV acabou. Hoje, a indústria oferece equipamentos muito menores e totalmente alinhados com a expectativa dos clientes, que buscam destacar apenas o ambiente em si, sem itens que poluem o visual.

A aplicação de caixas de som de embutir, também conhecidas como arandelas, fazem muito sucesso entre os usuários que buscam a sonorização de ambientes. Todos querem discrição e excelente pressão sonora, sem perder espaço no chão ou ter que se preocupar com equipamentos pendurados nas paredes.

Ainda que ambas sejam ótimas soluções para pessoas que buscam a sonorização residencial, o sistema de som embutido e o som de sobrepor possuem algumas diferenças significativas em relação à especificações de equipamentos e logística.

Antes de escolher o melhor sistema para a sua residência, é importante se atentar a detalhes que podem influenciar no resultado final desse processo. Em alguns locais, não é possível embutir as caixas de som, seja pela estrutura do espaço, pela logística ou pelas especificações dos equipamentos.

A principal diferença entre esses dois tipos de sistema de som, é que a caixa de som de sobrepor possui um tipo de caixa traseira, a “back box”. Ela é projetada para emitir o som de maneira ideal no ambiente. Já as caixas de embutir são abertas e nesses casos, o próprio forro ou a parede podem servir de “back box” para elas, auxiliando a potencializar o som. 

Em geral, existem caixas de embutir e de sobrepor que apresentam alta qualidade e podem ser instaladas perfeitamente de acordo com o sistema de som que você escolher para a sua sonorização residencial.

Só é fundamental estar atento às características do espaço que vai receber as instalações, o tamanho do ambiente, quais tipos de aparelhos serão instalados e quais as funcionalidades esperadas para esse sistema em questão.

Um espaço com teto de alvenaria, por exemplo, não suporta receber a instalação de uma caixa de embutir, fazendo com que a única opção seja uma caixa de sobrepor no local.

Quais as vantagens de um sistema de som embutido?

Também conhecidas como arandelas, as caixas de som de embutir podem trazer inúmeros benefícios para o seu sistema de som em casa. Posicionadas na parte interna do forro, no gesso, seja no teto ou na parede, acabam valorizando a estética do ambiente, não interferindo tanto no design do espaço. 

Pode ser usada em locais que já possuem spots de luz, pois é uma combinação que tende a funcionar bem.

Outro benefício desse recurso é a possibilidade de direcionar o som para pontos específicos do ambiente, como em cima do sofá na sala de tv, por exemplo. Você pode selecionar um determinado ponto de sua preferência para enfatizar a sonorização naquele local.

Existem equipamentos de diferentes potências para atender a necessidades diversas dos clientes, buscando sanar expectativas em projetos distintos. Você pode escolher as caixas de embutir de acordo com o seu projeto, deixando seu sistema de som embutido totalmente personalizado.

Trata-se de um sistema bastante versátil, que pode ser adaptado em qualquer projeto de sonorização. É fundamental avaliar todos os detalhes e escolher os melhores modelos de arandelas e equipamentos que podem deixar o sistema de som embutido mais eficiente.

Quais equipamentos são necessários em um sistema de som embutido?

Em um sistema de som embutido, são necessários alguns equipamentos para que a instalação seja bem-sucedida. Caixas de som, amplificadores, fontes de áudio, são alguns dos exemplos de dispositivos que devem ser lembrados na hora de pensar nesse projeto.

Algumas caixas de som de teto apresentam transformador de linha acoplado e esses são produtos já prontos para a instalação. Quando não for o caso, é importante encontrar um que seja compatível e se adapte à caixa.

Normalmente, as arandelas são caixas passivas e precisam de cabos paralelos para a realização da conexão. Pode ser mais prática a instalação de caixas ativas, porém o custo desse equipamento pode ser um pouco mais elevado.

Existem diferentes tipos de caixas de som: quadradas, redondas, retangulares, retas e anguladas. Todas são eficientes, mas a indicação da melhor para cada espaço, pode variar de acordo com as características do ambiente e as preferências do usuário.

Em alguns casos, os alto-falantes podem ser fixados junto de um crossover, um filtro eletrônico que se baseia na frequência sonora e pode aumentar o desempenho do sistema de som embutido.

Como montar um sistema de som embutido no gesso?

As caixas de som de embutir mais indicadas para forro de gesso, normalmente são as conhecidas como in-ceiling. São equipamentos especialmente para o teto e são mais frequentemente instalados em sistemas de som de embutir.

Nesses casos, a estrutura do forro de gesso é um fator importante, pois ele influencia evitando as vibrações no espaço. O recomendado nesses casos, é que a tubulação seja deixada para a passagem de cabos antes mesmo de fazer o forro.

Uma boa ancoragem e fixação dos equipamentos no gesso podem ser essenciais. Essa firmeza do material pode melhorar o desempenho dos aparelhos, fazendo com que a qualidade do som seja muito melhor.

Como montar um sistema de som embutido na parede?

As caixas de som de embutir mais comumente indicadas para a instalação na parede, são as chamadas de in-wall. As paredes mais propensas a receber esse tipo de equipamento são as de drywall (gesso acartonado).

Porém, esse tipo de estrutura não é tão comum no Brasil, portanto, as caixas in-wall são menos utilizadas quando comparadas às in-ceiling.

Em geral, a maioria dos modelos de arandelas pode ser facilmente instalada na parede ou no teto. A indicação desses equipamentos pode variar de acordo com as características do espaço, o objetivo da instalação e o tipo de projeto de sonorização.

O importante na hora de montar um sistema de som embutido, seja no gesso, teto ou parede, é avaliar todas as questões que podem influenciar positiva ou negativamente no processo de instalação, tendo impacto no resultado final desse processo.

No mercado, existem muitos modelos de caixas de som, amplificadores, cabos e demais materiais necessários para um sistema de som desse tipo. Portanto, basta escolher bem os profissionais que podem te ajudar na execução desse projeto e na indicação dos melhores equipamentos em cada caso.

Agora que você já tem todas as informações necessárias e já sabe como montar um sistema de som embutido em sua casa, entenda também como as caixas de som de embutir podem transformar o seu quarto e deixar seu cantinho ainda mais aconchegante e especial!

Últimos Artigos

WhatsApp Fale com um atendente