Saiba como instalar um equipamento de som embutido no gesso
26/01/2021

Saiba como instalar um equipamento de som embutido no gesso

Instalar um equipamento de som embutido no gesso é uma ótima solução para quem quer sonorizar o ambiente sem perder sua qualidade estética. O som embutido, como o próprio nome já diz, é colocado na parte interna do gesso, deixando para fora, de forma aparente, apenas o telar da caixa de som.

 

Uma das principais vantagens de instalar um equipamento de som embutido no gesso é a possibilidade de espalhar diversas caixas de som em todo o ambiente. Ou seja, se o local é um consultório, com uma sala de espera ampla, por exemplo, você pode colocar as caixas de som embutidas em diversas partes do ambiente. 

 

Quer saber mais sobre como instalar e aproveitar as vantagens de um equipamento de som embutido no gesso? Confira nossas dicas!

 

Os benefícios da sonorização de ambientes comerciais

 

A sonorização de ambientes é uma técnica utilizada para desenvolver um sistema de som adequado a cada ambiente e que atende as necessidades dos usuários. Por meio de um estudo do local e suas características, o profissional define quais equipamentos são necessários para proporcionar uma sonorização adequada para aquele espaço.

 

Ou seja, um projeto de som que respeita as características do local, oferece potência sonora, qualidade acústica e uma experiência agradável a todos que vão utilizá-lo

 

Tipos de ambientes que podem ser sonorizados

 

A sonorização de ambientes pode ser aplicada em diversos tipos de ambientes, dos residenciais aos comerciais

 

No ambiente comercial, a sonorização pode ser usada como uma estratégia de vendas, fidelização e atração de clientes. Por exemplo, uma loja de roupas que tem um ambiente sonorizado, cria uma playlist com músicas alinhadas com o perfil do seu público. 

 

Ao visitar a loja, o cliente se sentirá confortável naquele espaço para poder conhecer as peças e comprar. Além disso, se a playlist for agradável ou tiver as músicas que o cliente gosta, ele passará mais tempo no local, apreciando a seleção.

 

Já no caso de uma academia, a trilha sonora é fundamental para que os usuários se sintam motivados a praticar as atividades. Uma playlist com músicas lentas ou um equipamento de som de má qualidade poderá afastar os usuários da academia, prejudicando o negócio.

 

Outros ambientes comerciais, como supermercados e shopping centers, também precisam da sonorização para facilitar a comunicação com o público. Fazer comunicados, divulgar ofertas, e fazer anúncios importantes são ações que dependem de um bom projeto de sonorização.

 

Nessas e em outras situações, a instalação de um equipamento de som embutido no gesso será determinante para os resultados da sonorização. As arandelas (caixas embutidas) proporcionam uma estética mais clean para o ambiente, evitando que os equipamentos fiquem expostos. 

 

Veja a seguir, o que você precisa saber para instalar um equipamento de som embutido no gesso.

 

caixa de som de embutir para som ambiente

 

Passo a passo para instalar um equipamento de som embutido no gesso

Atente-se ao material do teto do ambiente

 

Pode parecer óbvio esse tópico, mas é bastante comum que os clientes tenham interesse em instalar som embutido, porém disponham de tetos com materiais onde isso não é possível de ser executado. Para fazer a instalação de arandelas de embutir, é fundamental que o forro seja de gesso ou material semelhante, que permita fazer o corte no tamanho das caixas. 

 

Alguns clientes, que desejam investir nesse tipo de equipamento, mas não contam com teto de gesso, reformam o local. Nesse caso, é preciso contar com um profissional de arquitetura para avaliar o ambiente e verificar a possibilidade.

 

Faça o dimensionamento do ambiente

 

O dimensionamento é uma avaliação do espaço para saber a quantidade de equipamentos de som embutidos no gesso que será necessária no local. Além disso, por meio do dimensionamento também é possível definir onde as caixas serão posicionadas e em qual distância

 

Isso será fundamental para comprar a quantidade de arandelas, fios, cabos e conectores necessários. As marcações de corte no gesso também serão feitas a partir da definição do dimensionamento.

 

Avalie as características acústicas do local

 

O ambiente que será sonorizado é aberto, amplo, fechado, quadrado, retangular, tem pé direito alto ou baixo? Essas e outras informações são importantes para entender se as caixas de som embutido no gesso são mesmo a melhor alternativa para o espaço.

 

Há casos em que o cliente quer colocar arandelas no ambiente, mas a acústica e as características do local não favorecem a instalação. Assim, as caixas de som de sobrepor acabam sendo a melhor alternativa, e caberá aos profissionais especializados oferecer esta orientação.

 

Outro ponto importante é que em alguns ambientes é necessário fazer um tratamento acústico para garantir o sucesso do projeto, então é válido acrescentar isso na sua análise.

 

Inclua o projeto de sonorização no desenho arquitetônico do ambiente

 

Após as outras dicas que vimos aqui, fica evidente que o ideal seria sempre que o projeto de sonorização fosse adicionado ao desenho arquitetônico do imóvel ou ambiente. Dessa forma, o profissional responsável consegue definir desde o início onde vai passar a fiação, determinar a passagem dos conduítes etc. 

 

Assim, o instalador vai ao local previamente e passa todos os fios necessários, deixando-os prontos para serem conectados às caixas. Isso torna o trabalho mais simples e rápido, evitando que o forro de gesso seja danificado.

 

O desenvolvimento de um projeto de sonorização não é um processo fácil e depende da avaliação de um profissional. Precisa de ajuda com essa tarefa? Acesse o link, preencha o formulário e nossa equipe vai entrar em contato para desenvolver o seu projeto personalizado de sonorização!

 

Projeto pronto

< Anterior Próximo >