Som no quarto: caixas de embutir podem transformar o seu ambiente
04/12/2020

Som no quarto: caixas de embutir podem transformar o seu ambiente

O isolamento social fez com que o consumidor brasileiro começasse a ver a sua casa de outra forma. Antes da pandemia, as pessoas passavam menos tempo dentro de casa, por isso não sentiam a necessidade de ter algumas comodidades. Sala de TV com som e imagem de cinema, ambientes automatizados, som no quarto ou na varanda gourmet são apenas alguns dos recursos que estão cada vez mais valorizados.

 

A sonorização residencial ganhou destaque nos últimos meses e a tendência é que cresça ainda mais. Quer saber mais sobre os benefícios desse serviço e como atender bem um cliente que quer instalar som no quarto? Continue lendo este conteúdo.

 

Valorização do mercado de home tech durante a pandemia

 

Um levantamento da Synapcom revelou que o consumo de home tech teve aumento considerável nas vendas, motivadas pelo isolamento social. De acordo com os dados da empresa, entre março e julho de 2020, em comparação ao mesmo período do ano anterior, as vendas no segmento aumentaram 150%.

 

Os consumidores querem ter mais conforto em casa, por isso estão investindo em móveis de melhor qualidade, trocando sofás, colchões, além de eletrônicos para aproveitar melhor os momentos de lazer.

 

Com a impossibilidade de continuar indo a shows, eventos e cinemas, os brasileiros começaram a investir em recursos que ofereçam a mesma experiência, mas dentro de casa. 

 

Nesse sentido, a sonorização de ambientes surge como uma oportunidade, podendo ser aplicada de diferentes formas. O som no quarto, por exemplo, pode ser usado por quem quer ver um filme, jogar videogame, ouvir música e até estudar. 

 

Como instalar um sistema de som no quarto com qualidade?

 

Um sistema de som no quarto proporciona diversos benefícios para o cliente, além de atender diferentes tipos de perfil. 

 

Esse tipo de sonorização pode ser feita para quem quer ter um espaço com som ambiente de qualidade para relaxar, quer montar um local para ver filmes com melhor qualidade ou usufruir do sound design, ao jogar seus jogos de videogame preferidos. Além é claro de quem precisa de uma experiência melhor e completa para estudar. 

 

Alcançar esses objetivos, no entanto, depende do desenvolvimento de um sistema de som profissional. A seguir, veja algumas dicas que vão te ajudar a instalar um som no quarto que atenda às expectativas dos seus clientes. 

 

Avalie o ambiente

 

Marque com o cliente para ir até o local fazer uma avaliação. Essa análise vai permitir que você analise as características do local e identifique as melhores soluções para as necessidades do seu cliente. Verifique as medidas do quarto, avalie os tipos de estofado no local, veja as distâncias entre as paredes, o teto e os móveis. Observe outros aspectos como a acústica do local, presença de forro, etc.

 

Entenda os objetivos do cliente

 

Um som no quarto pode ser usado de diversas formas e o mais comum é que os clientes tenham mais de um objetivo com o projeto de sonorização. Por exemplo, o cliente pode usar o som no quarto para jogar videogame e estudar ou ver filmes e ouvir música. Quanto mais versátil, melhor para esse perfil de usuário.

 

Por isso, durante a conversa, tente extrair o máximo de informações do cliente. Pode ser que ele informe apenas uma necessidade, mas tente levantar outras possibilidades e descobrir os hábitos do usuário. Essas informações vão oferecer insights importantes para um bom projeto.

 

Atente-se na hora de escolher os equipamentos

 

A escolha dos equipamentos é muito singular, vai depender da definição de cada projeto e das necessidades de cada cliente. Portanto, não é possível determinar via de regra quais itens serão necessários. Por outro lado, algumas características são fundamentais em qualquer projeto, principalmente na instalação de som no quarto.

 

Um bom projeto de som deve ser fácil de usar e de conectar com outros recursos. Bluetooth e Wi-Fi são soluções que devem estar presentes em todos os equipamentos de som, pois vão permitir que o cliente controle-os à distância, com maior comodidade e conforto. 

 

Além disso, é importante que as caixas de som conversem com o ambiente. Não apenas atendendo as necessidades técnicas do ambiente, mas também proporcionando um design agradável e que não prejudique a estética do quarto.

 

Nesse sentido, as caixas de som de embutir, também chamadas de arandelas, são a melhor alternativa para implementação de som no quarto. Como são instaladas no forro do ambiente, não prejudicam a decoração, ficando com a maior parte de sua estrutura oculta e apenas com a tela da caixa à mostra. Dependendo das cores utilizadas no forro, as caixas ficam imperceptíveis.

 

Diferentemente de uma caixa de som de sobrepor, que deve ser instalada nas paredes e ficam à mostra. Para que as caixas de som de embutir sejam instaladas o ambiente deve ter um forro ou ser possível de colocar um. 


Quer entender melhor sobre a sonorização de ambientes, entender como avaliar os ambientes e escolher os melhores equipamentos para os projetos dos seus clientes? Baixe a nossa Planilha para Instalação Acústica e construa a acústica perfeita em projetos personalizados de sonorização de ambientes.

< Anterior Próximo >