Aprenda como montar o som para área de festa
10/06/2020

Aprenda como montar o som para área de festa

Depois da sala de TV, a área de festas talvez seja o ambiente mais sonorizado da casa. É nesse local que acontecem as reuniões em família, onde recebemos os amigos e fazemos nossas confraternizações. Saber como montar um som para área de festas  certamente vai proporcionar uma experiência mais agradável a todos. 

 

Para ter sonorização ambiente com qualidade em um projeto de som, alguns fatores importantes devem ser observados. Neste artigo, vamos apresentar dicas para desvendar como montar um som em uma área de festas. Acompanhe a leitura a seguir!

 

Como montar o som para área de festas: confira 5 dicas essenciais

 

1. Esqueça os outros cômodos

 

A área de festa é diferente dos outros ambientes da casa. Em geral, são espaços mais amplos, podem ser abertos ou não, com ou sem cobertura, estar próximo de piscina ou jardim, e ter capacidade para poucas ou muitas pessoas. 

 

Isso quer dizer que o projeto de sonorização que foi feito na sala de TV ou nos quartos da sua casa não pode ser replicado para esse ambiente. A área de festa  tem suas particularidades e devem ser consideradas para que o projeto atenda às suas expectativas para o ambiente. 

 

2. Potência não é tudo

 

A potência não é tão relevante em projetos de sonorização para esse ambiente. Deve ser levada em consideração, é claro, mas você não precisa buscar equipamentos que ofereçam muita potência. 

 

Pense que, nesse ambiente, as pessoas costumam se reunir para conversar, por isso o som não pode atrapalhar essa interação. É literalmente o que chamamos de som ambiente. Uma música que toca ao fundo, todos ouvem, mas não se sobressai em relação à voz de ninguém.

 

Claro que há exceções. Existem pessoas que reúnem os amigos para fazer música, tocar instrumentos etc. Nesse caso, o ideal é que você mencione isso ao profissional que estiver desenvolvendo seu projeto de sonorização. Essa informação vai impactar em alguns aspectos do projeto.

 

3. Garanta a qualidade

 

A qualidade é fundamental em qualquer projeto de sonorização. Na área de festas não seria diferente, principalmente porque um som de má qualidade pode incomodar seus convidados, ser desagradável aos ouvidos e acabar atrapalhando seu momento de lazer. 

 

Procure sempre por equipamentos com som estéreo e que ofereça as principais tecnologias em som do mercado, como bluetooth, Wi-Fi, tecnologia wireless, entrada USB etc. Essas tecnologias vão facilitar o uso para todos. O subwoofer também é importante, esse equipamento vai garantir o destaque para as frequências graves do som. 

 

4. Atente-se para as particularidades do ambiente

 

A área de festas da casa não tem cobertura? Está próxima da piscina ou do jardim? Nesse caso, é importante investir em caixas de som outdoor. Esses equipamentos são próprios para ambientes abertos, podem ter contato com sol, chuva, vento etc. Isso vai garantir o funcionamento do equipamento e a sua utilização por muito mais tempo.

 

Com relação ao jardim e à piscina, você deve colocar uma ou duas caixas de som direcionadas para esses locais. Assim, quem estiver um pouco mais distante da churrasqueira também conseguirá ouvir e aproveitar a sonorização. 

 

5. Menos é mais

 

A área de festas não precisa de muitas caixas acústicas. Como o objetivo é que o som funcione em um nível abaixo do tom de voz das pessoas, para permitir que elas conversem e consigam interagir, não é necessário ter tantas caixas. Uma ou duas unidades dentro da área principal utilizada  é uma boa média. Caso a área esteja em um jardim com piscina, mais duas caixas em cada lado serão suficientes.

 

O essencial é que os equipamentos estejam bem espalhados pelo local. Você pode usar caixas de som comuns ou de embutir. O que vai definir essa escolha é o tipo de forro da sua área de festas. Se o ambiente não tem forro, o que vai funcionar melhor são as caixas de som comuns.

 

Para finalizar, não esqueça que esse ambiente pode ser usado por todas as pessoas da família. Por isso, as tecnologias que vão proporcionar uma boa experiência são fundamentais para facilitar o uso dos equipamentos no dia a dia. Atualmente, as pessoas utilizam suas playlists no próprio celular e as caixas de som devem se conectar com esses equipamentos. 

 

Na dúvida, na hora de escolher os equipamentos, converse com um profissional. Um técnico é a pessoa recomendada para auxiliar em como montar um som em área de festas e permitir que você tenha sucesso com a sonorização do ambiente.

 

caixa de som de embutir para som ambiente

< Anterior