Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Som para TV na Sala: o que é preciso para ter mais qualidade

Você já deve ter passado por essa situação. Comprou uma TV que promete proporcionar som de cinema e alta definição de imagem. No entanto, quando resolveu assistir a um show ou a uma live de música, percebeu que a ênfase da qualidade do equipamento se limita à imagem. Sabe por que isso acontece? É que o som para TV não é projetado para proporcionar a melhor experiência de áudio possível. 

 

Por ser um equipamento mais visual, o objetivo do televisor é oferecer a melhor imagem, com cores nítidas e vivas. Quem quer uma experiência completa, de imagem e áudio, precisa investir em um sistema de som para TV. Mas não se preocupe, isso não é difícil e neste conteúdo você vai ver como ter mais qualidade no seu som para TV. Confira!

 

O que um bom equipamento de som para TV precisa ter?

 

Um bom equipamento de som para TV deve oferecer:

 

  • qualidade
  • nitidez,
  • equilíbrio

 

Os televisores contam com seus próprios sistemas de som, mas que não são suficientes para proporcionar uma experiência excelente. As caixas de som são acopladas no aparelho, o que limita a sonorização e impede uma boa distribuição.

 

Você vai precisar de um equipamento que seja conectado à TV. Para isso, antes da escolha do melhor modelo, é preciso definir em qual ambiente da casa será utilizado. Em geral, a TV é utilizada na sala, no quarto ou em um ambiente próprio, como home theater. Nesse caso, o tamanho do espaço vai influenciar na escolha da solução. Um ambiente amplo vai exigir aparelhos com maior potência e um sistema de qualidade superior, como o 5.1. Para ambientes menores, como salas ou quartos pequenos, o usuário pode investir em equipamentos de menor potência e um sistema 2.1, por exemplo.

 

O sistema 5.1 é recomendado para home theater, pois conta com 5 caixas de som que devem ser espalhadas pelo ambiente. Uma caixa é colocada à frente do usuário e quatro são distribuídas pelas laterais do ambiente, permitindo que o som seja distribuído. 

 

Para ter sucesso na sonorização com o sistema 5.1, é preciso atender alguns parâmetros, como ter uma sala grande, não deixar o sofá encostado na parede, a acústica da sala deve estar adequada etc. Além disso, o investimento é maior. 

 

Mas existe uma alternativa para quem não consegue atender a esses critérios. O sistema de som 2.1 pode perfeitamente atender à sua necessidade. Nesse sistema, apenas duas caixas são utilizadas, mas que entregam qualidade equivalente, porém com um menor custo. No sistema de som 2.1, o áudio é distribuído de forma separada, em cada uma das duas caixas. Funciona da mesma forma que a audição humana. O som é enviado por dois canais, o direito e o esquerdo. 

 

O sistema de som 2.1 oferece um ótimo custo-benefício para o usuário, quando comparado com o sistema 5.1. É um sistema estéreo com caixas que saem do ponto da TV e são instaladas em pontos opostos do ambiente. Dessa forma, o som se espalha por todo o cômodo. 

 

Em projetos de sonorização mais discretos, as caixas de som de embutir podem ser usadas por dentro do forro para não interferir na estética do ambiente.

 

Como escolher o sistema de som para TV?

 

A escolha do sistema de som para TV depende de alguns fatores. Você precisa entender qual é a sua real necessidade e avaliar as características do ambiente, como por exemplo, o tamanho e os pontos que podem interferir no projeto. Um ambiente pequeno, que exige que o sofá fique encostado na parede, não é o ideal para um sistema 5.1.

 

Outro aspecto que deve ser observado é o investimento que pretende fazer. Existem opções para todos os bolsos, e quando se pode investir na sonorização de ambiente, o céu é o limite. 

 

Considere também a necessidade de um profissional técnico para fazer a instalação do equipamento. O sistema 5.1, por exemplo, exige que você tenha um conhecimento mais aprofundado para fazer a instalação corretamente. Do contrário, pode prejudicar a sua experiência. Nesse caso, é fundamental que um profissional faça a instalação. 

 

No caso do sistema 2.1, você mesmo pode fazer a instalação. É possível adquirir um kit que acompanha manual e orientações sobre como instalar o sistema adequadamente. A Frahm conta com essa solução em som para TV. Confira no site.

Aproveite para aprender como é a instalação de uma caixa de som! Baixe o nosso e-book gratuitamente.

 

Passo a passo para a instalação da sua caixa para som ambiente

Últimos Artigos

WhatsApp Fale com um atendente