Porque e como investir em sonorização de festas no pós-pandemia para alavancar negócios
30/09/2021

Porque e como investir em sonorização de festas no pós-pandemia para alavancar negócios

Com o avanço da vacinação, as pessoas começam a pensar quando poderão fazer festas novamente. Comemorações de aniversário, festas de final de ano, festas na empresa, são muitas opções que podem começar a ser planejadas desde já. A sonorização de festas exige planejamento, por isso, mesmo que as datas estejam distantes, é possível começar a pensar nelas.

 

Em algumas regiões do país, os governadores estão começando a avaliar a liberação de realização de festas e eventos com números reduzidos, exigindo a confirmação da vacinação e que testes de covid antes do evento sejam realizados. Isso tem despertado o alerta de que em breve, algumas comemorações podem acontecer.

 

Se você quer se planejar para ter uma sonorização de festa perfeita, continue lendo este artigo e veja as dicas!

 

O retorno das festas no pós-pandemia: qual o cenário

 

Em alguns estados, como São Paulo, o retorno às atividades recreativas está sendo avaliado. Governantes acreditam que seguindo os protocolos sanitários — como distanciamento, uso de máscaras, uso de álcool em gel, testagem em massa e a exigência do comprovante de vacina —, será possível retomar algumas atividades aos poucos.

 

Nesse plano, estão festas e eventos para um número limitado de pessoas. Essa quantidade será definida de acordo com o tamanho do ambiente onde a festa será realizada. Além disso, festas menores e particulares, para pequenos grupos de pessoas, como casamentos, aniversário e outras comemorações - entre pessoas que já estão convivendo juntas e seguindo os protocolos estão liberadas para acontecer em algumas regiões do país.

 

A realização de grandes festas, como de Réveillon e Carnaval, não estão previstas. Isso porque o cenário ainda é de incertezas e depende dos testes que serão feitos com as celebrações menores. 

 

Se a sua empresa está recebendo pedidos de orçamento ou planejando alguma festa, consulte os decretos de sua cidade para se informar sobre as possibilidades, restrições e orientações que deve seguir.

 

Como pensar a sonorização de festas

 

Confira a seguir algumas dicas do que planejar para pensar em uma boa sonorização de festas.

 

#1 Conheça o ambiente

Se a festa não for em um local que você já conhece, vá até ele fazer uma avaliação. É importante ter informações básicas como se o local é aberto ou fechado, a área total e quantas pessoas devem receber. Tudo isso vai influenciar na escolha dos equipamentos e na potência necessária.

 

#2 Escolha dos equipamentos

Com as informações sobre o ambiente levantadas, você poderá escolher os equipamentos para sonorização de festas. Neste momento, analise a quantidade de caixas que serão necessárias e o que devem atender, como tipo de conexões etc. Prefira sempre aparelhos profissionais, isso vai garantir mais qualidade para a transmissão.

 

#3 Faça testes no local

Mesmo que o ambiente esteja vazio, momentos antes da festa, faça todos os testes de equipamento. Assim, você garante que está tudo funcionando e que não vai enfrentar nenhum problema ou instabilidade durante a festa.

 

#4 Considere o uso de recursos adicionais

Microfones, instrumentos, mesas de som e outros recursos podem ser necessários para a festa. Essas necessidades podem ser avaliadas no momento da vistoria do local. Converse com o cliente, pergunte se haverá banda, cantor, DJ ou se haverá apresentações com voz.

 

#5 Defina o posicionamento das caixas

O posicionamento das caixas vai influenciar no alcance do som, na potência que ele vai oferecer e na experiência de forma geral. Para que a sonorização de festas seja perfeita, o som deve ser distribuído com uniformidade. Todos vão ouvir o mesmo som, na mesma frequência, potência e volume. Por isso, o posicionamento deve ser bem feito. 


—> Aprenda a montar o melhor som para as festas dos seus clientes!

 

Quais os melhores equipamentos para escolher

Existem alguns tipos de equipamentos para sonorização de festas, mas a escolha de cada um vai depender do tipo de evento, ambiente, número de pessoas no local e outras informações. Conhecendo as opções e suas características, fica mais fácil de decidir a melhor opção:

 

  • Caixas torre: oferecem mobilidade, pois podem ser transportadas para diversos lugares. Disponíveis em diferentes níveis de potência, atendem desde os menores até os maiores eventos. São indicadas para ambientes abertos e fechados;
  • Caixa amplificada: de fácil transporte, pode ser posicionada em cima de palcos ou no chão. Os diferentes níveis de potência atendem qualquer tipo de festa e pode ser usada em conjunto com outras caixas ou sozinha;
  • Caixas acústicas verticais: indicadas para ambientes fechados ou áreas de festas com pilastras e paredes, onde devem ser instaladas. Dependendo do tamanho do ambiente, devem ser bem distribuídas para oferecer uma distribuição do som de forma equilibrada;
  • Amplificador: utilizado para expandir a potência ou o volume de um som, pode ser usado em ambientes abertos ou fechados, além de ser conectado a sistemas de vídeo. 


Acesse o site da Frahm e confira mais sobre cada um desses equipamentos e outras opções para sonorização de festas!

< Anterior