Como unir sonorização e iluminação de ambientes residenciais no seu projeto arquitetônico
02/03/2021

Como unir sonorização e iluminação de ambientes residenciais no seu projeto arquitetônico

Unir sonorização e iluminação de ambientes em um projeto arquitetônico proporciona muitos benefícios para todos os envolvidos. O arquiteto entrega um projeto mais completo para o cliente, o profissional de sonorização consegue otimizar seu trabalho e instalar o sistema com sucesso e o cliente pode aproveitar seu projeto conforme esperava.

Antes de começar esse processo, no entanto, é preciso se atentar para alguns pontos. Neste artigo, listamos os fatores que devem ser avaliados para unir sonorização e iluminação no projeto arquitetônico. Confira!

 

Por que unir sonorização e iluminação no projeto arquitetônico?

 

O principal foco de um projeto deve ser atender às expectativas do cliente e oferecer a ele uma melhor experiência. Mas isso não acontece somente no final do processo, quando o projeto é entregue: todo o caminho influencia na experiência que o cliente vai ter.

Quando a sonorização não é pensada desde o projeto arquitetônico, o cliente tem que buscar um profissional de sonorização depois que o ambiente foi finalizado. Esse profissional vai desenvolver um sistema e terá que fazer a instalação.

Neste momento, o cliente sofre o primeiro impacto negativo em sua experiência, pois é como se a obra ou a reforma não tivesse terminado. O cliente terá que receber um outro profissional em sua casa, em um momento que ele já poderia estar aproveitando o sistema.

Isso também pode dificultar o trabalho do profissional de sonorização, principalmente na instalação de caixas de som de embutir - que são colocadas no forro do ambiente. Esse tipo de instalação causa mais transtornos, pois o profissional tem que perfurar o forro para passar os equipamentos, correndo o risco de danificar o local.

Quando a sonorização e iluminação são feitas em conjunto e projetadas desde o início, todos esses problemas são eliminados: o arquiteto entrega um projeto completo para o cliente e tem seu trabalho valorizado, o profissional de sonorização consegue instalar o projeto com maior facilidade e segurança e o cliente entra no imóvel com tudo finalizado.

 

O que considerar antes de montar um projeto de sonorização em conjunto com a iluminação?

 

Desenho do projeto

O primeiro passo é desenhar o projeto junto com o cliente. Esse trabalho em conjunto é importante para determinar quais ambientes vão receber sonorização e iluminação, além de definir o tipo de cada uma e o orçamento que será destinado ao projeto.  Nessa etapa, é importante que um profissional de sonorização acompanhe a conversa ou que, pelo menos, você tenha uma noção dos pontos que precisam ser avaliados. 

 

Atente-se para a potência dos equipamentos

Os clientes que investem em sonorização de ambientes costumam buscar equipamentos potentes. Isso, no entanto, não quer dizer que o sistema de som é aquele com o maior volume. A potência está mais relacionada com a qualidade do som do que com a sua altura, por isso é preciso ter cuidado na hora de escolher os itens do projeto.

 

Valorize a estética do ambiente

Um medo bastante comum entre os profissionais de arquitetura é com relação a estética. Em geral, os arquitetos têm receio de que os equipamentos de som possam prejudicar a harmonia do local. Esta é uma preocupação que queremos eliminar com este post. Isso porque, além de ter a opção de instalar caixas de som de embutir super discretas em ambientes com forro, existem diversos aparelhos mais compactos e com design que conversam com o espaço

Neste caso, pensar em um projeto de iluminação em conjunto poderá valorizar ainda mais o seu ambiente, contribuindo com as questões estéticas. Uma luz planejada para interagir com as caixas de som, ou até mesmo com a vibração por estilo de música, pode agregar e muito neste aspecto.

 

Trabalhe com profissionais qualificados

A contratação de profissionais especializados em instalação de sistemas de sonorização e iluminação é fundamental para o sucesso do projeto e satisfação do seu cliente. E não só isso, a escolha dos equipamentos de sonorização e iluminação deve ser feita com cautela, priorizando a qualidade dos recursos, o suporte oferecido pelo parceiro e o tempo de atuação no mercado.

Adotando esses critérios, você vai garantir um sistema de qualidade para o cliente e total suporte em caso de qualquer problema. Quer entregar um projeto de sonorização personalizado para o seu cliente, mas não sabe por onde começar? Receba um projeto de sonorização do nosso time de especialistas!

 

Projeto pronto frahm

< Anterior Próximo >