Sonorização profissional: o que você precisa saber antes de contratar
21/09/2021

Sonorização profissional: o que você precisa saber antes de contratar

O investimento em sonorização profissional exige conhecimento específico sobre esse modelo de instalação sonora. No entanto, muitas empresas que querem investir em um projeto de sonorização ainda não sabem informações básicas, que influenciam em diversas etapas do processo.

 

Procurar um profissional técnico é o primeiro passo para quem quer personalizar um ambiente comercial por meio do som. Além disso, existem outros pontos que devem ser avaliados. Neste artigo, você vai ver quais são esses fatores e o que mais observar antes de investir na sonorização profissional para o seu comércio. 

 

Continue lendo e aproveite o conteúdo!

 

O que é sonorização profissional

 

Sonorização profissional é uma técnica para sonorizar ambientes aplicada em grandes eventos, shows e apresentações. A escolha dos equipamentos determina como será a experiência do público com o evento, pois o alcance do som, potência e a propagação são determinantes para que a mensagem seja enviada conforme planejado.

 

Nesse tipo de projeto, o som é o personagem principal, pois o público está ali para ouvir aquela pessoa ou grupo que está se apresentando. Isso quer dizer que um som de má qualidade ou que não é capaz de atender às expectativas do público, causará uma má experiência e vai prejudicar a imagem do evento. 

 

A sonorização profissional pode ser usada em diversos tipos de eventos, como religiosos, de música, escolares, universitários, políticos ou até em ambientes fechados, que recebem um público menor, como bares e restaurantes.


—> Conheça mais sobre o assunto e veja o que fazer para montar o kit de som profissional ideal para o seu projeto!

 

O que você precisa saber para utilizar esse tipo de sistema

 

Esse tipo de sonorização exige o investimento em equipamentos profissionais e isso é um grande desafio para quem depende deles. Muitos músicos, cerimonialistas e outras pessoas que trabalham em setores que precisam de uma sonorização profissional, no entanto, não entendem sobre os equipamentos. 

 

Por isso, muitas vezes acabam fazendo escolhas erradas na hora da compra. Não só com relação aos recursos do aparelho, mas com outros fatores, que parecem simples, como a escolha do fornecedor.

 

Uma sonorização para ambientes abertos é diferente da sonorização para ambientes fechados, e isso é um exemplo do que deve ser levado em conta nas escolhas. No primeiro caso, é preciso saber o espaço total da área para determinar quantas caixas de som serão necessárias para levar o som de forma uniforme para todos. Já na sonorização em ambientes fechados, é preciso avaliar a acústica do local e quais interferências podem causar no som.

 

A distribuição das caixas deve ser sempre avaliada, pois independentemente de o ambiente ser aberto ou fechado, alguns espaços precisam de mais de um equipamento. Nesse ponto, é bem comum que erros sejam cometidos, pois o profissional compra poucas caixas de maior potência para sonorizar um ambiente grande.

 

Em vez de distribuir o som de forma agradável, acaba causando ruídos desagradáveis por usar a máxima potência do equipamento. O ideal é utilizar uma potência com mais equilíbrio para fazer uma distribuição linear e que alcance a todos no ambiente.

 

Outro ponto fundamental é com relação aos recursos adicionais que serão necessários durante o evento. Avalie se vai precisar de microfone, mesa de som, conectar instrumentos e outros equipamentos que são importantes para o evento. 

 

Essa avaliação deve ser feita antes da compra das caixas de som, pois, durante a compra, você vai procurar pelos modelos que oferecem as conexões necessárias para utilizar junto com esses recursos. Por exemplo, se o evento exigir um microfone, a caixa de som deve ter essa conexão.

 

Quando for procurar uma loja para comprar os equipamentos, dê preferência para aquelas que trabalham com fornecedores nacionais. Isso pode fazer toda a diferença para a sua experiência de trabalho. Um fornecedor brasileiro dará o suporte que você precisa em caso de dúvidas ou problemas com os equipamentos. Diferentemente de um fornecedor internacional, que você terá que entrar em contato com outro país, explicar seu problema em outro idioma e ainda levará mais tempo para que o seu equipamento seja analisado e trocado, caso seja necessário.

 

O fornecedor nacional também conhece o mercado em que atua e as necessidades dos seus clientes, por isso desenvolve os equipamentos com a tecnologia e a engenharia que vai atender às demandas desse público. Você pode até encontrar equipamentos mais personalizados para um tipo de uso, do que recursos mais genéricos.


—> Para se aprofundar no tema da sonorização profissional, conheça as 10 principais perguntas sobre som ambiente profissional!

 

Conheça as linhas profissionais da Frahm para seus eventos

 

A Frahm é pioneira no desenvolvimento de equipamentos de sonorização e atua no mercado residencial, comercial, profissional e automotivo. Com 60 anos de atuação, a empresa trouxe para o Brasil as principais e mais importantes tecnologias do mercado, como as conexões Bluetooth, Wi-Fi, USB, SD Card etc.

 

A empresa conta com um time de profissionais especializados que desenvolvem todo o projeto dos equipamentos de som. Na fábrica, a empresa cuida de todas as etapas da produção, desde o desenvolvimento dos componentes dos sistemas. Isso proporciona maior segurança e qualidade para todos os seus recursos.


Para a linha profissional, você encontra amplificadores, mesas de som, subwoofer, caixas de som ativas e passivas, etc. Acesse o site, encontre o equipamento ideal e converse com os especialistas da Frahm para personalizar seus projetos!

< Anterior Próximo >