Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Sonorização profissional: o guia completo para se destacar nesse mercado

O investimento em sonorização profissional exige conhecimento específico sobre esse modelo de instalação sonora. No entanto, muitas empresas que querem investir em um projeto de sonorização ainda não sabem informações básicas, que influenciam em diversas etapas do processo.

Por meio de análises e conhecimentos específicos, o instalador consegue definir os equipamentos necessários e a posição que cada um deve ocupar no ambiente escolhido para a sonorização. Esse processo faz toda a diferença no trabalho e por isso deve ser feito com muita responsabilidade.

A sonorização profissional tem ganhado cada vez mais espaço nas empresas e negócios das pessoas, pois o som de qualidade é bem-vindo em qualquer ambiente e pode ser um grande aliado. Sendo assim, é fundamental estar por dentro das melhores soluções para essas pessoas, buscando sempre entregar um trabalho de alta qualidade. 

Procurar um profissional técnico é o primeiro passo para quem quer personalizar um ambiente comercial por meio do som. Além disso, existem outros pontos que devem ser avaliados. Neste artigo, você vai ver quais são esses fatores e o que mais observar antes de investir na sonorização profissional para o seu comércio. 

Continue lendo e aproveite o conteúdo!

O que é sonorização profissional

Sonorização profissional é uma técnica para sonorizar ambientes aplicada em grandes eventos, shows e apresentações. A escolha dos equipamentos determina como será a experiência do público com o evento, pois o alcance do som, potência e a propagação são determinantes para que a mensagem seja enviada conforme planejado.

Nesse tipo de projeto, o som é o personagem principal, pois o público está ali para ouvir aquela pessoa ou grupo que está se apresentando. Isso quer dizer que um som de má qualidade ou que não é capaz de atender às expectativas do público, causará uma má experiência e vai prejudicar a imagem do evento ou do espaço. 

A sonorização profissional pode ser usada em diversos tipos de eventos, como religiosos, de música, escolares, universitários, políticos ou até em ambientes fechados, que recebem um público menor, como bares e restaurantes.

Normalmente, o projeto de sonorização profissional deve ser feito de forma personalizada, a fim de escolher os melhores equipamentos e instalações de acordo com o espaço e os recursos disponíveis naquele ambiente. Isso faz com que esses projetos sejam mais bem sucedidos, pois buscam atender às necessidades do cliente.

Esse tipo de recurso oferece um ambiente mais agradável, eventos de maior qualidade e uma aproximação maior do comércio com o seu cliente. Em um barzinho, por exemplo, o empresário pode optar por sonorizar o ambiente e adaptar o local para a realização de apresentações de músicos.

O som de qualidade também é muito útil em eventos como as apresentações em igrejas, bares e restaurantes em geral. Se o estabelecimento oferece um som de qualidade ruim, as pessoas não se sentem bem no ambiente e podem não retornar ao local, trazendo maiores prejuízos aos donos. Com uma boa sonorização, esse tipo de problema pode ser evitado.

—> Conheça mais sobre o assunto e veja o que fazer para montar o kit de som profissional ideal para o seu projeto!

O potencial do mercado de sonorização 

O mercado de sonorização profissional e corporativa vem crescendo muito e atende a uma variedade de setores, desde bares e restaurantes até hospitais. São inúmeros os segmentos que comportam esse tipo de serviço e necessitam de um trabalho de qualidade para ter bons resultados em seus negócios.

É importante lembrar que a sonorização profissional é aquela feita em pequenos eventos, bares com apresentações ao vivo e auditórios, por exemplo. Já em hospitais, aeroportos, lojas, academias e outros espaços comerciais, a sonorização pode ser considerada corporativa ou comercial.

A seguir, confira alguns dos segmentos que podem contratar esse tipo de serviço:

  • Hospitais: visando uma melhor comunicação com os pacientes e colaboradores de diferentes setores, os hospitais podem buscar a sonorização profissional. O uso de músicas relaxantes pode deixar o período de espera até o atendimento mais relaxante e tranquilo para o paciente e seus acompanhantes. Pode ser indicado o uso de caixas de embutir na recepção, por serem mais discretas e as de sobrepor nos corredores internos, a fim de não interferir na estética do local.
  • Bares e restaurantes: a sonorização desses espaços deve acontecer de acordo com a dinâmica do local, podendo ser diferente para locais que oferecem música ao vivo. Nesses casos, são necessários equipamentos mais versáteis, como as caixas de som com torre profissionais. Esse tipo de mobilidade pode ser muito útil nesses ambientes, uma vez que permitem ao músico movimentar essa caixa com facilidade no momento da apresentação.
  • Escolas e universidades: esses ambientes utilizam muito o serviço de sonorização profissional, pois dependem de som de qualidade para apresentações e a comunicação com os alunos. Neles existem salas específicas de som e imagem, feitas para apresentações, que podem ser equipadas com caixas amplificadas. Para os corredores e salas comuns, indica-se o uso de caixas de sobrepor.
  • Lojas: é comum que as pessoas entrem em lojas com um som ambiente. Esse tipo de recurso pode contribuir com as vendas, mantendo os clientes dentro da loja quando se sentem em um ambiente aconchegante. A experiência sensorial promovida pela sonorização profissional desse espaço pode transmitir mais seriedade e profissionalismo por parte da empresa, fazendo com o que sua imagem seja melhor diante dos clientes em potencial.
  • Academias: outro espaço que utiliza bastante esse tipo de recurso é a academia. O projeto deve ser feito de forma a estimular as pessoas durante a prática das  atividades físicas. A música deve ser distribuída em todo o espaço e para isso, recomenda-se o uso de subwoofer bem dimensionados, oferecendo mais graves e alcançando todas as pessoas no ambiente.
  • Igrejas: seja em eventos pontuais ou em cultos e missas realizadas diariamente, a sonorização profissional é essencial nas igrejas. Por alcançarem um público maior, necessitam de um som de qualidade que alcance todas essas pessoas de maneira uniforme.
  • Aeroportos: trata-se de um local que utiliza muito do som para fornecer informações e comunicados importantes aos passageiros e colaboradores. Sendo assim, necessita também de um som de alta qualidade que atinja todo o público no espaço, permitindo que a informação chegue com um áudio de qualidade a todos.

A sonorização profissional é um recurso versátil que pode ser implementada em diferentes tipos de segmentos. Existem outras várias possibilidades nesse sentido e devem ser avaliadas para que o projeto implementado seja o mais personalizado possível.

Acesse também: Guia para instalação de som ambiente

O que você precisa saber para trabalhar com sonorização profissional

Trabalhar com sonorização profissional envolve diferentes etapas do processo, pois trata-se de um trabalho bastante completo e que requer uma atenção especial aos detalhes. Isso porque os projetos são feitos de forma personalizada para o cliente, buscando atender às suas necessidades e deixá-los mais satisfeitos com os resultados.

Para trabalhar nesta área, é preciso saber algumas informações importantes que podem fazer a diferença na hora de entregar o seu serviço. Confira a seguir, alguns detalhes que podem te ajudar nesse sentido:

Os desafios que precisam ser superados

Trata-se de um mercado que vem crescendo ao longo dos anos, mas como toda profissão, pode enfrentar alguns desafios ao longo do caminho. Sendo assim, é importante estar atento a esse tipo de problema para evitar transtornos ao longo de sua jornada.

Para trabalhar profissionalmente, o instalador de som pode recorrer ao registro MEI, buscando sempre atender mais clientes e não viver na informalidade. Isso pode trazer alguns benefícios e evitar preocupações maiores no futuro.

A profissionalização é um dos maiores desafios que os instaladores de som vêm enfrentando atualmente. É fundamental que esses profissionais se preocupem também com questões como a busca por clientes e parcerias e a sua constante capacitação.

Além de atuar na instalação de som e projetos de sonorização profissional, pode atuar na indústria com a testagem de equipamentos que estão em fase de desenvolvimento. Porém, é uma área mais concorrida, pois engenheiros e outros profissionais também podem atuar nesse sentido.

A maioria dos instaladores, não possui vínculo com empresas, priorizando o trabalho de forma autônoma. Sendo assim, aqueles que não possuem CNPJ, acabam perdendo oportunidades, pois não são habilitados a emitir nota fiscal do seu serviço.

Trabalhadores informais também não conseguem acesso a preços de peças e equipamentos melhores no mercado, o que acaba sendo uma grande desvantagem por influenciar no preço final para o seu cliente.

Para os autônomos, é essencial saber gerenciar o seu trabalho, buscando sempre uma organização que possa fazer a diferença em seus resultados. É preciso saber administrar seu caixa, estoque, atendimento e buscar formas diferenciadas de atrair novos clientes.

Leia também: Passo a passo para a instalação da sua caixa para som ambiente

Boas práticas para se destacar nesse mercado

Existem algumas práticas importantes que podem te ajudar a se destacar nesse mercado, melhorando a qualidade do seu serviço e trazendo um diferencial. Colocando em prática, você pode atrair novos clientes e fidelizar aqueles que já optaram por trabalhar com você.

Confira algumas dicas essenciais nesse sentido:

Encante os clientes

Para fechar um negócio ou mesmo voltar a trabalhar com você, o cliente deve estar encantado com o seu serviço. Além disso, um cliente satisfeito pode indicar o seu trabalho para que outras pessoas também possam conhecê-lo.

Mantenha sempre a boa comunicação e boa relação com o seu cliente. Entender as suas necessidades, mostrar conhecimento no assunto, mostrar as vantagens do serviço e sempre ouvir os feedbacks e dúvidas, podem ser práticas favoráveis ao seu trabalho.

Além disso, o bom atendimento, demonstrando interesse e segurança pode transmitir mais profissionalismo da sua parte, fazendo com que a pessoa fique mais segura para contratar os seus serviços.

Personalize os projetos

A sonorização profissional requer um atendimento mais personalizado, buscando sempre atender às demandas do cliente, de acordo com seus gostos e com o tipo de instalação que ele busca fazer em seu ambiente.

Além disso, com um projeto personalizado é possível escolher os materiais mais adequados em cada situação, proporcionando melhores resultados nas instalações de som do espaço. Esse processo pode fazer toda a diferença no resultado final, trazendo som de qualidade e mais satisfação do cliente.

Indique equipamentos de qualidade 

Criar um projeto personalizado ajuda muito em todo o processo do trabalho. Indicar os melhores equipamentos para cada ambiente, de acordo com a sua utilização e a disposição dos móveis e objetos no espaço pode ser fundamental.

Além disso, recomendar equipamentos de qualidade é essencial para uma boa sonorização profissional, garantindo além do sucesso no serviço, a melhor utilização deles pelo cliente em questão.

Siga aprendendo

Para a parte técnica do seu trabalho, é essencial investir em conhecimento, pois trata-se de uma área que oferece sempre novos produtos e técnicas. Atualizar seus conhecimentos técnicos e tecnológicos te ajuda a oferecer um serviço melhor.

Fique atento aos fabricantes de som que podem oferecer treinamentos para capacitação, explicações sobre os produtos no mercado e informações importantes que podem te ajudar na hora de fazer o seu projeto de som.

Como aperfeiçoar seus conhecimentos sobre sonorização

Para entregar um trabalho de sonorização profissional com qualidade, o instalador deve apresentar um bom desempenho técnico e boa relação com o cliente. Com o avanço da tecnologia, é essencial estar atento às técnicas novas do mercado para manter o alto nível do seu trabalho.

Foque sempre na busca por conhecimento do assunto para se manter sempre atualizado em relação à equipamentos, produtos e técnicas disponíveis. Existem muitos cursos e capacitações que podem te ajudar nesse sentido.

Aperfeiçoar seus conhecimentos pode te ajudar a melhorar suas técnicas de trabalho, mostrando mais confiança ao cliente e garantindo alta qualidade na entrega do serviço de sonorização profissional.

A Frahm é autoridade nesse assunto, com boa reputação e 60 anos de mercado. Ela oferece uma série de conteúdos e treinamentos gratuitos  para profissionais da área, visando auxiliar essas pessoas a adquirirem mais conhecimento e experiência.

Dentro desses conteúdos, você pode aprender a fazer uma instalação de som ambiente, dicas para se destacar e se manter no mercado, descobrir equipamentos em alta e como realizar a sua instalação, entre outros benefícios. 

Além disso, a Frahm oferece uma oportunidade única de aprendizado para instaladores e integradores. O curso do Centro de Treinamento de Especialistas Frahm (CTEF) é uma capacitação imersiva que alia conteúdos teóricos e práticos sobre a instalação de equipamentos de sonorização. 

O curso é gratuito e tem duração de uma semana. As aulas são realizadas na sede da Frahm, em Santa Catarina, e aceita inscrições de profissionais de todo o Brasil. Os alunos selecionados tem todas as despesas de transporte, alimentação e hospedagem custeadas pela empresa. 

O treinamento conta com três estúdios que simulam ambientes reais para a prática de instalação. Quer participar? Envie um e-mail para cristiano@audiofrahm.com.br.

Últimos Artigos

WhatsApp Fale com um atendente