Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

O que é a tecnologia bluetooth 5.0: conheça os diferenciais e benefícios

A tecnologia bluetooth 5.0 está entre os recursos mais atuais quando o assunto é conectividade. Com esse novo padrão, os clientes conseguem conectar um aparelho a mais dispositivos ao mesmo tempo, ter mais agilidade na conexão e maior alcance. São tantos benefícios que muitas pessoas já estão procurando por equipamentos com a tecnologia para as mais diversas finalidades.

Se você ainda não conhece a tecnologia bluetooth 5.0, precisa se atualizar para atender os seus clientes e se destacar da concorrência. Se você já conhece o assunto, mas o seu interesse é por um tipo de conexão sem fio que lhe proporcione mais benefícios do que as que já utiliza, esse conteúdo também é para você! Continue lendo o artigo e saiba mais sobre a tecnologia bluetooth 5.0.

 

Como funciona a tecnologia bluetooth 5.0?

 

O bluetooth é uma tecnologia que permite a comunicação entre dispositivos sem a necessidade de cabos ou fios conectando os aparelhos. Por meio desse recurso, o usuário consegue conectar seu smartphone a um fone de ouvido, computador, caixa de som, entre outros tipos de conexões. Além disso, é possível também receber ou transferir diferentes tipos de arquivos, por meio das ondas de rádio.

A nova versão da tecnologia bluetooth, o 5.0 chegou ao mercado trazendo melhorias de velocidade, aumentando  o intervalo de alcance, agilizando o processo de transferência de dados e tornando possível a conexão entre diversos recursos. 

Embora tenha sido disponibilizado no mercado no final de 2016, a tecnologia ainda não está sendo amplamente utilizada: apenas aparelhos mais modernos e tecnológicos contam com o recurso. No entanto, a previsão é de que a tecnologia se torne um padrão para a maioria dos fones e caixas de som disponíveis no mercado em breve.

 

Quais são as vantagens do novo padrão bluetooth?

O novo padrão de bluetooth trouxe algumas melhorias e novidades para o mercado de conectividade. A começar pela capacidade de transmissão, que aumentou oito vezes com a versão 5.0. Com esse novo recurso, a comunicação ganhou mais qualidade e quanto mais informações são compartilhadas, mais rápida e precisa se torna a conexão.

O usuário também pode conectar mais dispositivos ao mesmo tempo, como dois fones de ouvido a um smartphone, por exemplo. Isso permite que duas pessoas ouçam música pelo mesmo aparelho sem precisar compartilhar o fone. Um detalhe importante de se acrescentar sobre isso é que o uso de múltiplos aparelhos não causa sobrecarga de bateria, sendo este mais um benefício desta tecnologia.

A tecnologia bluetooth 5.0 conta ainda com maior eficiência energética, assim consegue fazer mais usando menos energia.  As interferências na transmissão também são reduzidas drasticamente, devido à agilidade da conexão e da maior capacidade de transmissão das mensagens.

 

Bluetooth 5.0 e a automação residencial

 

Todos esses benefícios que a tecnologia bluetooth 5.0 oferece para os usuários permitem que diversos equipamentos sejam usados no ambiente em conjunto com soluções automatizadas

Ou seja, o recurso pode ser combinado com diversas tecnologias de IoT (Internet das Coisas), como lâmpadas, câmeras de segurança, termostatos, cadeados inteligentes, aparelhos de som e até com as assistentes pessoais da Amazon e Google. Todos os recursos podem ser integrados e controlados do próprio smartphone sem o uso de cabos.

A tecnologia 5.0 permite ainda o uso em conjunto com outras tecnologias sem fio, de modo que o usuário não precisa se preocupar com interferências. O recurso funcionará corretamente mesmo que outra solução de conectividade estiver em uso.

 

Quais equipamentos são compatíveis com a tecnologia bluetooth 5.0?

 

Em geral, os aparelhos mais novos já contam com a opção de conectividade por meio de bluetooth, especialmente celulares. No entanto, é preciso verificar qual é a versão da tecnologia embarcada no equipamento. Para que o seu aparelho de som, por exemplo, converse com o bluetooth do celular é preciso ter suporte do software e do hardware

Alguns sistemas, como o Android 8.0, aceitam o novo padrão, mas não contam com um hardware compatível com a tecnologia. Um exemplo de processador que é compatível com a tecnologia 5.0 é o Snapdragon 835, da Qualcomm. O sistema é utilizado nos modelos de smartphone Galaxy S8 e OnePlus 5. 

Em geral, as novas versões de bluetooth são compatíveis com outros modelos, porém, a tecnologia não entrega tudo que oferece. Para que você consiga aproveitar todos os benefícios de velocidade, alcance e melhorias da tecnologia mais atual é preciso combiná-la com aparelhos que suportam a nova versão.

Quer aprender mais sobre a tecnologia bluetooth? Descubra como funciona essa conexão.

 

Projeto pronto frahm

Últimos Artigos

WhatsApp Fale com um atendente