Como funcionam as associações série e paralelo?

A associação paralela divide a impedância do alto falante pelo número de caixas, por exemplo, quatro caixas de 8 ohms associadas em paralelo resultam em uma impedância de 2 ohms (8ohms / 4 caixas = 2 ohms). A associação série multiplica a impedância do alto falante pelo número de caixas, por exemplo, duas caixas de 8 ohms associadas em série resultam numa impedância de 16 ohms (8 ohms x 2 caixas = 16 ohms). Existe ainda a associação mista, que serve para ajustar a impedância de qualquer número de caixas para um valor próximo à impedância de saída do amplificador, otimizando a transferência de potência.

11 Comentários em “Como funcionam as associações série e paralelo?

  1. Boa tarde!
    E no caso de 4 caixas de 8 ohms ligadas em dois canais de receiver que suporta de 4 até 16 ohms, está correto que cada saída ficará com a impedência final de 4 ohms? E portanto está dentro da especificação do produto?
    Obrigado.

    • Boa tarde Hélio, recebemos seu contato e está correto que estas duas caixas estejam ligadas em um amplificador de 4ohms, dentro da especificação do amplificador.

  2. 10 caixas de 8 ohms como ligar
    amplificador SLIM3000 OPTICAL

  3. Tenho duas caixas Lando com as especificações:
    – 65W RMS / 100W IHF
    – Impedância 4 Ohms
    – 22Hz – 25kHz

    Queria ligar somente as duas caixas, uma em cada canal, qual seria o melhor modelo da Frahm.

    Muito obrigado !

  4. Bom dia, meu problema é mais elaborado… Possuo um Kit com 20 caixas DSK de 8 ohms para distribuir em um ambiente de 55 x 30 numa área total de 75 x 45 metros. Só que meu kit exige que eu coloque uma fiação de 2×2,5 para apenas 4 caixas por canal, o que está fazendo o custo em fios aumentar muito. Ja vi um amplificador semelhante ao seu (se não for da mesma marca) onde 16 caixas foram ligadas sem perda significativa. e o que é melhor, não foi setorizado. Seu amplificador joga nesse ambiente até que distância sugerida? Obrigado.

  5. Bom dia,
    Possuo 4 caixas de som com potencia de 60 Watts cada e 8 Ohms de impendancia. Preciso de um equipamento o qual possa ligar essas 4 caixas e distribui-las pela parte externa da casa. Exemplo 2 na garagem e 2 na area gourmet e no futuro acrescentar mais algumas se for necessario. Qual produto vc recomendaria? A fonte do som que possuo seria um mini system panasonic com entrada aux rca. E possivel? Aguardo!!!

    • Olá,

      Qual será a distância entre as caixas e o amplificador?

      Para esta aplicação, 4 caixas de 8 ohms, você pode fazer uso amplificador SLIM2000 OPTICAL, conforme link abaixo. Mas é importante conhecermos esta distância para melhor definição do projeto.

      http://www.frahm.com.br/receivers-e-amplificadores/slim-2000-optical

      Quanto a fonte de sinal, este amplificador recomendado já possui entrada AUXILIAR (RCA), USB, FM, BLUETOOTH e ÓPTICA (para ligar em um televisor ou receptor de televisão via satélite ou cabo), e talvez não haja a necessidade de utilizar o mini system (até porque, pelo informado, o system possui entrada auxiliar, e não saída line out que permitiria ligar no amplificador). Caso haja a necessidade de utilizar caixas ligadas ao system no sistema, faço usa da saída LINE OUT do SLIM2000 OPTICAL na entrada AUX do mini system.

      Aguardo seu retorno.

      Caso tenha um telefone para contato, informe para que possamos conversar a respeito para resolvermos as dúvidas que ficarem.

      Att.
      Felipe Heineck

  6. O slim 2000 usb pode ligar até 20 caixas. Tenho 10 caixas com impedância de 8 ohms, como faço esta ligação ? Sabendo que a impedância de saída do aparelho é de 2 ohms.

    • Evaldo, faça 05 conjuntos de 02 caixas ligadas em série, você terá conjuntos de 16 ohms, depois você liga os 05 conjuntos em paralelo, então 16/5=3,2 ohms, com essa configuração é o mais próximo que vc consegue chegar de 2 ohms

  7. Boa tarde!

    Caso tenha 03 caixas de 8 ohms ligadas em paralelo, qual será a impedância final?
    Aguardo comentário.

    Sds.,

    Wellington Alves.

    • Bom dia Wellington,

      A impedância será de 8/3 = 2,66 Ohms.

      Att.
      Tiago W. Cafruni
      P&D Frahm