Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Como aumentar a venda de equipamentos de áudio no seu negócio

O mercado de sonorização é dominado por pequenas e médias empresas. Um levantamento recente feito pela Associação Brasileira das Empresas de Eventos aponta que esse perfil corresponde ao de 90% dos negócios instalados e em operação no Brasil, que faturam em média R$ 220 milhões por ano. Um dos motivos do ritmo positivo é o fato de que mesmo diante de situações adversas na economia, as marcas continuam a se promover, as pessoas mantêm a troca de conhecimento por meio de feiras e congressos e o lazer ainda faz parte da rotina delas.

 

Em todos esses cenários, a presença do som é recorrente e indispensável. Seja em um ambiente com grande quantidade de público em que seja necessária uma solução mais robusta de amplificação de microfones e música; seja num templo religioso; e até em casa, as pessoas consomem música conteúdo sonoro o tempo inteiro. Isso é muito bom, pois permite que o seu negócio cresça e aumente a venda de equipamentos de áudio.

 

Ter essa meta é fundamental para a perenização da sua atividade. Depois dos desafios encontrados e superados no início, quando o foco era formar uma carteira de clientes e marcar presença no mercado, você precisa conhecer as melhores estratégias para conquistar novos públicos e vender produtos diferentes para os clientes que já conhecem o seu trabalho. Mas como fazer isso? Nossos especialistas te ajudam nessa missão. Continue a leitura e conheça mais sobre gestão e estratégias para faturar mais.

 

Mais gestão = mais venda de equipamentos de áudio

 

Muitos negócios de pequeno e médio porte lutam muito para chegar a um patamar e quando o conquistam, esquecem de continuar se desenvolvendo. É muito importante você saber que o mercado de sonorização de ambientes é dinâmico e altamente concorrido; logo, ficar parado só vai fazer com que os seus clientes migrem para os concorrentes.

 

Mas há uma solução: a mudança da mentalidade do empreendedor. É obrigatório saber que é imprescindível definir o foco da estratégia de vendas, fortalecer o posicionamento no mercado, estipular metas claras e desafiadoras e estruturar uma equipe. Seguindo esses e outros passos importantes, você conseguirá ver seu estoque girando mais rápido e o faturamento subindo.

 

Uma das melhores estratégias é pensar na melhor forma de mudar a sua presença no mercado — fazendo-a crescer, obviamente. Pense em abrir novas oportunidades de vendas e monetização enquanto reduz a dependência do que não é tão vantajoso vender ou oferecer como serviço.

 

Procure ampliar o seu negócio vendendo mais produtos com os quais já trabalha e para o mercado em que já atua. Amplificadores, caixas de som de sobrepor, embutir e portáteis e projetos de sonorização de ambientes são equipamentos versáteis que podem ser aplicados em diversos tipos de situações e atender aos perfis mais variados de clientes, como:

 

  • empresas;
  • escolas;
  • residências;
  • bares e restaurantes;
  • supermercados;
  • clubes;
  • igrejas e templos religiosos;
  • centros de conveções;
  • auditórios.

 

Compare a sugestão de novos ambientes acima com a sua carteira de clientes atual. Você tem pelo menos cinco em cada uma dessas categorias? Se não, já pode começar a sua missão de aumentar a venda de equipamentos de áudio por aí.

 

Além de ir a campo para revisitar clientes antigos e sugerir a atualização do sistema de som instalado, você pode visitar locais onde sabidamente existam aparelhos de sonorização instalados. Em muitos casos, depois de comprar produtos e tê-los instalados, os clientes se vêem diante de problemas técnicos ou de operação com os quais não sabem lidar e têm dificuldades para acionar o primeiro instalador. Pode ser que aí esteja uma chance de você conquistar um novo comprador, oferecendo um serviço diferenciado e de qualidade.

 

Novidades para o mercado

 

Você sabia que o bicarbonato de sódio só existia para ser usado na culinária? Provavelmente não. E também é provável que agora esteja pensando qual é a relação disso com o mercado de sonorização de ambientes.

 

Simples: a criação de novos usos para os mesmos produtos.

 

O químico acima pode ser encontrado em praticamente qualquer lugar hoje, com diversas finalidades: desodorante, limpador de tapetes, componente para cremes dentais e uma série de outras aplicações. Essa vasta aplicação surgiu a partir do momento em que a indústria precisou gerar demanda para a imensa produção do pó, evitando que ele só fosse consumido por um tipo de cliente. O resultado é o que nós conhecemos.

 

Para aumentar a venda de equipamentos de áudio no seu negócio, você deve fazer o mesmo. Analise o seu portfólio de produtos e serviços e responda: o que é oferecido hoje que poderia ter uma funcionalidade inusitada ou atender a outro tipo de cliente?

 

Se o seu foco é o comércio de amplificadores e caixas de som para igrejas e templos religiosos, por exemplo, por que não aproveitar a expertise nos equipamentos e oferecer a instalação de som ambiente para casas e pequenos estabelecimentos comerciais? Você pode usar praticamente os mesmos aparelhos e agregar um serviço diferenciado, com mão-de-obra especializada. Em alguns casos será possível até expandir a oferta de produtos, com novidades que vão despertar o interesse do cliente e fidelizá-lo à sua empresa.

 

Atendimento é fundamental

 

Certamente você já percebeu que os consumidores têm cada vez mais informações sobre os produtos que desejam comprar. Aquele tempo em que o vendedor era o guia na descoberta de novas tecnologias, recursos e produtos acabou e é preciso estar preparado para não deixar de vender por conta disso.

 

Quem chegar à sua loja ou procurar pelos seus serviços pode, em muitos casos, já ter uma noção exata do que precisa. Sendo assim, é imprescindível que o vendedor seja capaz de surpreendê-lo para conquistar a venda. A frustração de negociar com alguém que sabe muito pouco — e até menos que o próprio cliente — é o primeiro passo para a perda da venda.

 

Para atender com qualidade, é importante instituir boas atitudes e comportamentos adequados, como:

 

  • busque atender as necessidades dos clientes;
  • não deixe um cliente esperando;
  • seja sincero e forneça informações verdadeiras ao possível comprador;
  • dê sugestões, mas respeite o perfil do cliente.

 

Essas orientações são válidas para você e sua equipe, tanto a que fica na loja quanto a que vai a campo. Estimule todos a segui-las e entender a importância do contato com o potencial comprador.

 

Ser conhecido e lembrado

 

Na área de sonorização de ambientes, uma das formas mais eficazes de ter seu nome circulando pelo mercado é por meio da conhecida propaganda “boca-a-boca”, feita voluntariamente pelos seus clientes quando ficam satisfeitos com um serviço ou uma venda. Isso ainda é extremamente forte, mas não elimina outras formas de divulgação do seu negócio.

 

Além de estratégias locais de divulgação, como as formas tradicionais de mídia eletrônica e outdoor, marque presença também na internet. Além das redes sociais, um bom site e um blog com informações sobre os produtos que você comercializa e os serviços que presta vão ajudar a impulsionar o conhecimento da sua marca.

 

Parcerias de peso

 

Você sabe o quanto um bom fornecedor é fundamental para o bom andamento do seu negócio. Se ele for um verdadeiro parceiro, tudo será mais fácil: desde as condições e prazos de pagamento até o tempo de entrega e o atendimento dos casos de garantia. Ele também vai poder ajudar com a apresentação de novidades que vão surpreender seus clientes e fazer com que o interesse deles pelo seu nome quando pensarem em comprar equipamentos de áudio seja mais forte.

 

Outro aspecto importante desse relacionamento é a associação que o público fará entre a sua marca e a do fabricante. Evidentemente que escolher nomes que tenham ampla tradição na fabricação de aparelhos de som de todos os tipos faz toda a diferença. Aliado a um bom pós-vendas, serviço com garantia e prazos reduzidos para a logística de pedidos por conta da existência de fábricas dentro do território brasileiro são pontos-extra que você, indiretamente, ganhará.

Para conhecer mais sobre como o seu negócio de sonorização de ambientes pode faturar mais, clique aqui para ler o nosso blog. No nosso site você encontra todas as informações sobre a nossa linha completa de produtos que podem estar na sua prateleira e ajudar a aumentar a venda de equipamentos de áudio no seu negócio.

Últimos Artigos

WhatsApp Fale com um atendente