Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Caixa de som de embutir: dicas para usar em sua residência

Para aqueles que buscam sonorizar um espaço, a caixa de som de embutir  para som ambiente pode ser uma ótima opção. Trata-se de uma caixa de som instalada no forro do ambiente, que por ser embutida, pode ficar camuflada ou escondida.

Este tipo de equipamento é ideal para quem busca um som de qualidade sem atrapalhar o layout do cômodo. Sua instalação é bem discreta, o que pode ser um diferencial na hora de escolher sua aparelhagem.

Os fãs de uma decoração minimalista aliado ao melhor da tecnologia, podem ficar felizes com esse tipo de instalação. Com as caixas de som embutidas, você pode ter a alta qualidade do som e o bônus da estética perfeita no seu ambiente.

Para saber como escolher o melhor equipamento para a sua casa, é importante conhecer bem as suas características e os seus benefícios, buscando sempre os melhores produtos dentro da necessidade do seu projeto.

Continue a leitura do artigo para conhecer mais detalhes sobre a arandela para som ambiente e saiba como escolher a ideal para você.

 

O que é uma caixa de som de embutir para som ambiente?

A caixa de embutir para som ambiente é um recurso muito utilizado para garantir um som de qualidade sem interferir na estética do espaço em que ela será instalada.

Por serem aplicadas no forro, as caixas ficam camufladas ou mesmo escondidas no espaço. Esse tipo de equipamento também pode ser combinado com as cores do ambiente, deixando a aparência do lugar ainda mais sutil e discreta.

Podem ser encontrados modelos quadrados, retangulares ou redondos e em diferentes potências. A sonorização pode ser feita em diversos ambientes da casa, uma vez que os amplificadores podem ter de 1 a 4 canais. Nesse caso, você pode passar de um cômodo para o outro e continuar ouvindo a sua playlist favorita.

A caixa de som de embutir para som ambiente pode ter uma dificuldade em reproduzir frequências mais baixas/graves. Sendo assim, é importante que seja realizada uma análise da amplificação do ambiente e a arquitetura dos espaços em que o equipamento será instalado.

Para a sua instalação, os pontos de fixação devem estar bem firmes. Normalmente, esse tipo de caixa é instalada com 1 metro de forro em todos os lados, o que faz com que seu desempenho seja melhor devido ao reflexo do teto.

Diferentemente das caixas de sobrepor, que ficam visíveis e podem ocupar um lugar maior no espaço em que são instaladas, a caixa de som de embutir para som ambiente fica escondida no cômodo e bastante discreta em sua decoração.

Tende a ser uma opção em muitos projetos devido a sua praticidade, qualidade do som e por garantir um design moderno e versátil ao se adaptar ao ambiente em que será instalada. Desta forma, sua casa pode ficar ainda mais bonita e aconchegante.

Caixa de som de embutir x caixa acústica: qual a diferença?

A caixa acústica também é uma caixa de som, porém é diferente da caixa de som embutida  para som ambiente. Nesse caso, a acústica é um equipamento de sobrepor e pode ficar no chão, em cima de algum móvel, na parede ou mesmo no teto.

Ainda que existam modelos que se encaixam de modo discreto no ambiente, esse tipo de caixa fica aparente no espaço, apoiada ou fixada. Sendo assim, possui uma interferência na decoração do cômodo escolhido para receber o equipamento.

Em muitos casos, é possível montar uma disposição dos aparelhos em que o ambiente fique harmônico e bonito. Mas nessa situação, as caixas acústicas sempre ficarão visíveis no ambiente.

As caixas de som de embutir ficam sempre embutidas no forro, fazendo com que o som saia de cima para baixo. Um funil de dispersão sonora é formado, gerando uma propagação mais uniforme do som. 

Também existem diferenças entre as caixas com relação ao seu posicionamento no espaço escolhido. Aspectos como a altura do pé direito, se o uso é residencial ou comercial e o volume máximo a ser alcançado com a caixa, devem ser levados em consideração na hora de escolher o modelo ideal.

As caixas acústicas devem  ser posicionadas em locais estratégicos, visando uma distribuição uniforme em todo o ambiente. O ideal é evitar os obstáculos, posicionando essas caixas longe da parede, por exemplo.

Já as caixas de som de embutir são utilizadas tanto em ambiente residencial, quanto comercial e, embutidas no forro, podem criar um fundo musical mais baixo e envolvente. A estratégia utilizada nesse caso, é a de que o som tocando em um ambiente seja o mesmo em outro cômodo próximo.

Em relação à potência das caixas, não existe muita diferença. Ambas possuem modelos com diferentes voltagens e podem oferecer ótima qualidade do som dentro do esperado. Para escolher a ideal, é preciso analisar o ambiente em que serão instaladas e a finalidade do seu uso.

 

Quais são os benefícios de contar com uma arandela em casa?

A arandela para som ambiente pode ser uma ótima escolha para a sua casa, principalmente se você gosta de um estilo minimalista e prefere uma decoração mais discreta dos ambientes. Além disso, a qualidade desse tipo de caixa de som é muito boa e atende a diferentes objetivos.

Entre os principais benefícios de optar por esse tipo de equipamento em seu projeto, estão:

Preserva a estética do ambiente

Seja em ambientes profissionais ou residenciais, a caixa de som de embutir se encaixa perfeitamente e deixa o local com uma estética impecável. Quando acopladas no forro, ficam praticamente imperceptíveis, deixando o espaço mais clean visualmente.

Além disso, é possível utilizar cores que combinem com o ambiente e a decoração, deixando tudo ainda mais harmônico e elegante.

Propaga o som de modo uniforme

Ainda que instaladas em ambientes muito grandes, as caixas de embutir garantem a transmissão do som com uniformidade em todos os espaços.

Caso você opte por espalhar caixas em cômodos diferentes, por exemplo, é possível sair de um lugar e continuar ouvindo o som em outro.

Já em lojas de departamento, que são espaços amplos, elas  podem ser espalhadas, garantindo que o cliente da entrada e do fundo da loja consiga ouvir bem tudo o que está sendo transmitido na caixa.

Se encaixa no espaço que você precisar

As caixas de som de embutir podem ser encontradas em formatos redondos, quadrados ou retangulares e em diferentes potências. Isso facilita a sua instalação em qualquer tipo de ambiente que o usuário desejar, se encaixando bem no espaço.

Podem ser camufladas ou mesmo ficarem imperceptíveis onde forem instaladas, deixando o espaço bonito e elegante.

 

Onde instalar uma caixa de som de embutir na sua casa?

Antes de instalar uma caixa de som de embutir para som ambiente em sua casa, é importante avaliar o local em que as caixas serão posicionadas. Espaços mais amplos requerem a distribuição do equipamento pelo local e em alguns casos é necessário colocar a arandela diretamente no teto.

Caso o projeto ainda esteja em fase de construção, é possível incluir a instalação de um forro para recebê-las, pois essa é a estrutura base para receber esse tipo de equipamento. E até mesmo, prever a instalação das mesmas  no projeto arquitetônico. Se o ambiente já estiver pronto, basta posicionar as caixas no forro, bem como, prever a instalação.

Para determinar o posicionamento ideal das caixas de som de embutir, é necessário o desenvolvimento de um projeto de sonorização. Assim, a orientação da instalação das caixas no ambiente pode ser mais assertiva.

Além disso, é importante levar em consideração as dimensões do ambiente e outros equipamentos que serão necessários na instalação.

Elas podem ser instaladas em qualquer espaço que você deseja sonorizar, como salas de estar, quartos, cozinhas ou até mesmo em banheiros. Pode ser usada ainda como home theater, podendo aliar a automação residencial, potencializando a experiência incrível de um som com alta qualidade.

 

Como escolher o equipamento ideal para você?

Para escolher o equipamento ideal para você e montar um sistema de som de qualidade em sua casa, é fundamental analisar todos esses aspectos importantes, como o ambiente, o objetivo do uso, a disposição das coisas no espaço, entre outros.

Além disso, é recomendado que você tenha ajuda de um profissional na hora de montar o seu projeto e instalar os produtos em sua casa. Um projeto de sonorização bem definido pode fazer a diferença no desempenho do seu som.

Escolher modelos de alta qualidade, que sejam adequados para o tipo de ambiente em que serão instalados, também pode influenciar no resultado final da sua sonorização. Tudo isso pode ficar muito mais fácil com a ajuda de quem entende, não é mesmo?

Para não errar na escolha, que tal receber um projeto pronto de sonorização? Receba o seu e garanta a melhor arandela para som ambiente, em sua casa.

Últimos Artigos

WhatsApp Fale com um atendente