Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Passo a passo para fazer o cálculo da instalação acústica de um ambiente

O cálculo de acústica é utilizado no desenvolvimento de projetos de sonorização para identificar os pontos de instalação das caixas de som. A partir dessa técnica, o instalador consegue entender o ambiente e qual é o posicionamento ideal para os equipamentos, além da quantidade de caixas que são necessárias no local.

 

Para obter sucesso nessa tarefa, alguns fatores devem ser considerados durante seu cálculo de acústica. Continue lendo este artigo e confira um passo a passo para fazer o cálculo de instalação acústica de um ambiente.

 

O que avaliar ao fazer o cálculo de acústica de um ambiente?

 

Os ambientes, mesmo quando projetados da mesma forma, apresentam características específicas. Por isso, antes de definir como será o projeto de sonorização de um cliente, você deve fazer uma visita ao local para fazer uma avaliação técnica. 

 

Uma das etapas dessa avaliação é fazer o cálculo de acústica do ambiente. Essa técnica consiste em uma análise de diferentes aspectos do local para encontrar pontos de reverberação sonora, obter informações sobre metragem, posicionamento adequado, entre outras informações. 

 

A seguir, você vai ver quais são os principais fatores que devem ser considerados em sua avaliação. Confira!

 

Piso

Pisos podem ser um grande problema para a sonorização, os tipos mais usados, como cerâmica, porcelanato e alvenaria aumentam a reverberação sonora. Isso impede que o som seja emitido com nitidez. Uma solução que pode ser adotada é o uso de carpetes ou tapetes que protegem todo espaço.

 

Materiais sem acolchoamento

Materiais duros em geral, como pilastras de cimento, bancos sem estofado, móveis de MDF, entre outros, causam o mesmo efeito sonoro dos pisos. Isso pode ser evitado criando um revestimento de estofados, tapetes e cortinas no ambiente. No entanto, com relação às pilastras não há muito o que ser feito, apenas o investimento em revestimento acústico.

 

Pé direito alto

O pé direito alto é inimigo da sonorização, pois amplia o alcance do som, aumentando a reverberação. Uma das alternativas para resolver esse problema é investir em um tratamento acústico, mas essa medida pode ser bem custosa. 

 

O cálculo de acústica ajuda a solucionar essa questão, pois, a partir da análise, é possível encontrar estratégias para reverter o problema, como a escolha dos equipamentos, o posicionamento das caixas etc.

 

Use a calculadora de cálculo de acústica da Frahm e veja o resultado na hora

 

Passo a passo para o cálculo de instalação acústica

 

Medição acústica do local

A medição acústica deve ser feita seguindo a norma NBR 10151, que orienta sobre as condições ideais de ruído de fundo e reverberação, podendo variar de acordo com a atividade realizada no local. Para medir a acústica, é preciso seguir os passos abaixo:

 

  • Verificar e garantir que o medidor está calibrado de acordo com as orientações do fabricante;
  • Ajustar o medidor para que ele opere no circuito de ponderação A e em condição de resposta rápida;
  • Posicionar o dispositivo de proteção contra o vento;
  • Evitar medição de outras fontes de ruídos, que podem interferir na medição;
  • Medir 30 vezes, com espaçamento de 10 segundos cada uma, no interior e no exterior;
  • Se houver janelas no ambiente, posicione-as da forma que são utilizadas normalmente.

 

Essas são as orientações iniciais para que você consiga medir a acústica adequadamente.

 

Saiba quais relatórios de medição gerar

Para obter os resultados necessários em um cálculo de acústica, você precisa se certificar de estar produzindo todos os relatórios que precisa. Veja quais são os relatórios de medição acústica necessários:

 

  • Croqui do ambiente com as dimensões e mapeamento dos pontos de medição;
  • Tipo e número de série do instrumento de medição;
  • Dados sobre o objeto usado na medição, como decibelímetro, tipo de máquina, carga, velocidade; 
  • Especificações dos materiais usados no ambiente, isso inclui piso, parede, forro e quanto são utilizados, como quantidade de mesas, cadeiras, cortinas, etc.

 

O resultado das análises e o conhecimento das condições do ambiente vão ajudar a definir qual o tratamento, isolamento e condicionamento adequado para o local. Você também deve fazer um estudo geométrico-acústico do ambiente e calcular o tempo de reverberação.

 

Faça o levantamento do Nível do Ruído de Fundo

Registre o valor do nível apresentado no medidor a cada 10 segundos. Faça isso até completar 30 leituras. Posicione o microfone entre 1.20 e 1.50 metros do solo e 3.50 metros de qualquer superfície refletora (medição externa) ou 0.50 m em frente de uma janela aberta. 

 

Veja como fazer a medição em ambientes externos e internos:

 

Ambientes externos

Devem ser feitas a 1.2 metros acima do solo e, no mínimo, a 1.5m de paredes, edifícios e outras superfícies refletoras. Isso vai evitar que sons indesejados influenciem no resultado. 

 

As medições podem ser feitas em alturas diferentes e próximas de paredes, mas isso acontece apenas em situações específicas.

 

Ambientes internos

O equipamento deve ser posicionado virado para a parede que tem janelas. A distância para medição é de mínimo 1.00 metros das paredes, 1.20 metros acima do piso e a 1.50 metros de janelas. 

 

Os níveis sonoros devem ser medidos em pelo menos três posições: 

  • a 1.0 metros das paredes laterais;
  • a 1.50 metros da janela, se possuírem materiais e revestimentos diferentes; 
  • e no centro do ambiente, a 1.50 metros da janela. 

 

Caso as janelas sejam feitas e revestidas do mesmo material, não há necessidade de três medições, apenas a medição no centro do ambiente e em uma das paredes laterais. Faça as medições com as janelas abertas, ou, se o ambiente for utilizado apenas com as janelas fechadas, meça dessa forma.

 

Registre todas as informações obtidas e utilize-as para analisar o cálculo e concluir a sua medição. Achou esse processo complexo e quer um material pronto? Preencha o formulário no link e receba um projeto desenvolvido pelos especialistas da Frahm.

 

Últimos Artigos

WhatsApp Fale com um atendente