Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Você sabe quais são as diferenças entre os cabos de som?

Em um projeto de sonorização, os cabos de som são parte fundamental do processo de criação, montagem e instalação. São esses recursos que vão permitir a conexão entre os equipamentos e fazer a transmissão do áudio para um aparelho e outro. 

 

As empresas que atuam no segmento de som – e seus funcionários – devem ter conhecimento aprofundado sobre o assunto para escolher os cabos de áudio certos e ter sucesso na finalização do serviço. A seguir, você vai conhecer os diferentes tipos de cabos de som disponíveis no mercado. Acompanhe a leitura!

 

As diferenças entre os cabos de som

 

Quando se fala em cabos de som, é fundamental compreender — e ser capaz de transmitir isso também ao cliente — que existem dois tipos: os cabos analógicos e os digitais. Conheça a diferença entre eles a seguir.

 

Cabos analógicos e cabos digitais

 

Os cabos de áudio digitais transmitem o conteúdo por meio de um código binário, formado por uma série de números “um” e “zero”. Os cabos analógicos são aqueles que transmitem informações por meio de uma corrente de eletricidade. Além disso, os cabos analógicos podem ser balanceados e não balanceados. 

 

O cabo não balanceado conta com conectores com dois condutores cada, que são conectados por dois fios dentro do cabo (fio de sinal e fio terra). Esse cabo pode ser identificado por meio de sua característica de ter somente um conector.

 

O cabo balanceado conta com três condutores no conector e três fios no cabo, dois fios para o sinal e um fio terra separado. Esse fio de sinal extra, que o cabo balanceado tem, é o que o torna diferente do não balanceado. Uma de suas vantagens é que esse fio conta com dois condutores de sinal e um fio terra que cancelam o ruído captado ao longo do percurso do som.

 

Resumindo: todos os cabos serão ou digitais ou analógicos e, sendo analógicos, podem ser balanceados e não balanceados. Conheça a seguir os principais tipos de cabos e como se classificam.

 

Os diferentes tipos de cabos

 

Cabos XLR

 

Cabos de som XLR são cabos analógicos balanceados que contam com conector XLR nas pontas. Esse tipo de cabo tem a vantagem de se encaixar bem nos equipamentos, por isso são mais difíceis de serem desconectados em caso de puxão acidental. Em geral, o cabo XLR é utilizado para conectar microfone.

 

Cabo TRS

 

O cabo de áudio TRS pode ser balanceado ou não balanceado, o que determina é a forma com que é utilizado e como o seu conector do tipo P-10 estéreo é montado.

 

Cabo TS

 

O cabo de som TS é do tipo monofônico, ou seja, o som é transmitido por um canal apenas. Dessa forma, é recomendado para usar em guitarras, sintetizadores e pedais também do tipo monofônico.

 

Esses cabos são não balanceados e montados com conectores P-10 mono, por esse motivo é importante que não sejam muito extensos. O recomendado é usar o cabo mais curto possível. Isso vai evitar que ruídos sejam transmitidos.

 

Cabo RCA

 

Os cabos de áudio RCA são não balanceados e usados, em geral, em sistemas de estéreo. Isso quer dizer que o som é reproduzido em um único canal. Os conectores dos cabos RCA são vendidos em pares, um cabo vermelho e um cabo branco. O cabo vermelho é conectado no canal direito e o cabo branco no canal esquerdo.

 

Cabos SPDIF (ópticos)

 

Esse tipo de cabo digital envia o sinal de áudio por meio da fibra óptica, utilizando o conector SPDIF. Esses cabos são bastante utilizados em home theaters, pois podem levar os sinais para múltiplos canais de um receiver

 

Cabo coaxial de áudio digital

 

Os cabos coaxiais são montados com um conector RCA, mas também podem transmitir um sinal digital. Esse tipo de cabo também é muito utilizado em home theaters, mas nesse caso, em geral, a conexão é feita no canal laranja.

 

Cabo TRS

 

O cabo TRS conta com o conector TRS na ponta, mas também pode ser encontrado como P1 (TS, TRS ou TRRS 2,5 mm), P2 (TS, TRS ou TRRS* 3,5 mm) e P10 (TS ou TRS 6,35 mm). Utilizado na transmissão de sinal de áudio analógico,também pode ser usado para transmitir vídeo e de dados de controle, como volume, pausa etc. ou para conectar um microfone. 

 

Cabo MIDI

 

O cabo MIDI faz a conexão com diversos equipamentos, permitindo que se comuniquem. Os principais são computadores, instrumentos musicais e diferentes tipos de hardwares. A comunicação desse cabo com outros sistemas permite que diferentes tipos de dados MIDI (Musical Instrument Digital Interface) sejam transmitidos.

 

Cabo Speakon

 

O cabo de áudio Speakon conta com 4 Vias macho. É indicado para conectar em caixas acústicas, amplificadores e mesas de som. Também conta com travas de segurança, 4 pólos e conectores com parafusos, o que dispensa o uso de solda na instalação.

 

Cabo ADAT

 

O cabo ADAT de fibra óptica pode transmitir até oito canais em um único cabo. Esse recurso se tornou um padrão para conexões digitais em equipamentos de áudio e pode ser usado em diferentes tipos de pré-amplificadores e interfaces de áudio.

 

Cabo AES/EBU

 

O formato desse cabo faz a transmissão de dois canais de áudio de forma periódica, uniformemente quantizados em uma distância de até 100 metros. A vantagem é que não é necessário fazer nenhum tipo de equalização da linha de transmissão, como blindar ou trançar o cabo.

Ficou com alguma dúvida sobre os tipos de cabos de áudio e seus usos? Converse com nossos especialistas.

 

caixa de som de embutir para som ambiente

Últimos Artigos

WhatsApp Fale com um atendente