Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Como sonorizar um ambiente profissionalmente? Conheça as dicas da Frahm

A sonorização profissional tem sido adotada por muitas empresas que querem oferecer uma experiência diferenciada para seus clientes. O principal desafio, nesse sentido, é entender como sonorizar um ambiente de forma adequada e profissional. Por esse motivo, é fundamental contar com apoio especializado.

 

Quando é acionado para esse tipo de projeto, o profissional de sonorização tem uma grande responsabilidade nas mãos. Ter um conhecimento aprofundado sobre como sonorizar o ambiente vai oferecer mais segurança para o profissional.

Quer aprender como sonorizar um ambiente profissionalmente e garantir o sucesso do projeto de seu cliente? Veja as dicas dos especialistas da Frahm!

 

A importância da sonorização de ambientes

 

A música influencia o comportamento humano em diversos sentidos. Por isso, é bastante comum o uso de músicas em lojas, bares e restaurantes. A sonorização correta torna o local mais agradável e faz com que o cliente passe mais tempo ali.

 

Um estudo, realizado em uma loja de roupas em Estocolmo, na Suécia, reforça a importância dessa escolha a partir das influências para os negócios de uma loja. O objetivo da pesquisa era analisar se a escolha amadora das músicas influencia nas vendas. 

Para isso, os funcionários foram autorizados a escolher quais músicas seriam tocadas na loja durante 56 semanas. O resultado do teste foi uma redução de 6% nas vendas durante o período em que os colaboradores ficaram responsáveis pela playlist.

 

Ainda de acordo com o estudo, os funcionários tinham preferências diversas, mudavam de som com frequência e ouviam músicas de maior intensidade. Os resultados poderiam ter sido ainda piores se a loja não tivesse um projeto de sonorização adequado.

 

Saber como sonorizar o ambiente adequadamente envolve diversos aspectos e você vai entender melhor sobre cada um deles a seguir.

 

Dicas de como sonorizar um ambiente profissionalmente

 

O profissional de instalação de som que aprofunda seus conhecimentos e desenvolve suas habilidades, oferece um atendimento de melhor qualidade. Dessa forma, vai atrair mais clientes, indicações e fidelizar seu público, sendo requisitado para desenvolver outros projetos. 

 

Veja a seguir, como sonorizar um ambiente profissionalmente seguindo as dicas dos especialistas da Frahm.

 

Converse com o cliente para entender seus objetivos

A ideia é que você obtenha o máximo de insumos para entender quais são os objetivos do cliente e o que ele espera da sonorização. Aproveite e pergunte quanto ele pretende investir no projeto. Isso vai te ajudar a fazer escolhas mais estratégicas na hora de definir os equipamentos e de entender como sonorizar.

 

Faça uma visita técnica ao local

Agende uma visita ao local para fazer uma análise técnica. A visita é importante para que você conheça as necessidades e especificidades do local. Além disso, poderá aproveitar para alinhar as expectativas com o cliente. Há casos em que o cliente espera algo que não é possível fazer, por causa da estrutura do ambiente, como a instalação de caixas de embutir em um teto de alvenaria.

 

Avalie a acústica interna e externa

Durante a visita, observe como o ambiente se comporta acusticamente e quais os fatores podem causar reverberação sonora. Avalie a metragem do local, a altura do pé direito, quais os tipos de móveis há no ambiente etc. Verifique também se o cliente pretende fazer uso de tapetes, estofados, almofadas e outros recursos que influenciam na acústica

Os ruídos externos devem ser observados também, pois podem revelar se há necessidade de fazer adaptações para impedir interferências de fora. Uma loja em uma avenida muito movimentada, por exemplo, pode exigir portas que bloqueiam a passagem de som.

 

Faça o cálculo de som

Com as informações levantadas até aqui, você terá dados suficientes para entender quantas caixas serão necessárias para fazer a distribuição adequada do som. O som deve ser distribuído uniformemente, atendendo a todos os espaços. 

 

Em alguns casos, pode ser necessário dividir a sonorização para que um tipo de som vá para um ambiente e o outro vá para outra área. Nesse caso, você terá que calcular o som em cada uma das áreas e criar uma central de comando para controlar o som de cada ambiente.

 

Escolha bons equipamentos

A escolha dos equipamentos é um dos pontos mais importantes da sonorização. A qualidade e a potência dependem totalmente desses recursos. Para saber como sonorizar o ambiente fazendo uma escolha adequada, você deve:

 

  • ter levantado a quantidade e o tipo dos equipamentos necessários;
  • saber a potência das caixas;
  • escolher cabos e fios de qualidade;
  • entender a dependência entre os equipamentos;
  • escolher um fabricante que vai oferecer suporte e assistência.

 

Trabalhar com aparelhos de qualidade é inegociável, mesmo que o cliente não queira investir muito. Opte por fazer um projeto menos robusto, mas não abra mão de um bom fornecedor.

 

Reúna todas as informações sobre o local, os objetivos do cliente, os equipamentos necessários e desenvolva o projeto. No documento, você deve construir um manual, com um passo a passo de tudo que precisa ser feito e o que é necessário para a execução da sonorização. Esse manual deve ser apresentado para o cliente, para que ele entenda como o ambiente será transformado.

Se você tem todas as informações levantadas, mas ainda não sente segurança em desenvolver um projeto de sonorização profissional, conte com o time da Frahm! Preencha o formulário neste link e receba um projeto de sonorização completo e gratuito!

Últimos Artigos

WhatsApp Fale com um atendente