Como melhorar o som da TV para assistir séries e filmes
23/02/2021

Como melhorar o som da TV para assistir séries e filmes

Melhorar o som da TV se tornou um objetivo para muitas pessoas durante a pandemia. O isolamento social, causado pelo novo coronavírus, fez com que o consumo de streaming aumentasse no Brasil. Sem poder sair de casa, as pessoas começaram a assistir ainda mais filmes e séries.

Foi nesse momento também que muitos brasileiros perceberam que o som de suas TVs não era tão bom quanto imaginavam.  A compra de uma nova TV foi estratégia adotada por algumas pessoas para solucionar esse problema, mas isso não era suficiente, pois o aparelho não é desenvolvido para naturalmente proporcionar uma experiência sonora perfeita. 

Neste artigo, você vai conferir 6 dicas para melhorar o som da TV na sua casa e poder assistir aos seus filmes e séries preferidos. Acompanhe!

 

6 dicas para melhorar o som da TV na sua casa

 

#1 Verifique as configurações do aparelho

Antes de realizar qualquer ajuste ou investimento, verifique as configurações da sua TV. Pode ser que o problema seja apenas uma falta de ajuste adequado. As TVs mais modernas contam com diversos recursos para atender diferentes tipos de públicos, mas nem todo mundo lê o manual do aparelho e confere as configurações.

Os modelos contam com definições e ajustes de som específicos para jogos, filmes, TV ao vivo, esportes etc. Além disso, cada modelo tem as indicações de seus fabricantes sobre como aproveitar o aparelho da melhor forma. Por isso, dê uma olhada nas instruções de uso e configurações do seu aparelho antes de fazer qualquer investimento.

 

#2 Conheça as características do seu ambiente

A qualidade do som na TV não é o único problema que você pode encontrar para assistir seus filmes e séries. Existem modelos de aparelhos com sons melhores do que o padrão do mercado, mas que muitas vezes não performam como deveriam por causa do ambiente.

Além disso, mesmo que você invista em um equipamento de som profissional para ser conectado em sua TV, o resultado poderá ser prejudicado se o ambiente não tiver uma boa acústica. Analisar as características do ambiente é importante para entender qual a melhor alternativa de som para a TV e para identificar problemas de acústica.

 

#3 Faça pequenos ajustes de acústica no ambiente

Com base no diagnóstico realizado, faça pequenos ajustes que se mostrem necessários. A acústica pode ser um sério problema para quem quer melhorar o som da TV. Isso porque nem sempre é algo fácil de ser identificado, mas que pode interferir muito na qualidade do áudio. 

Um ambiente com reverberação sonora, por exemplo, prejudica o som que sai da TV e impacta a experiência dos moradores. O ambiente é muito amplo e vazio? Experimente preencher esses espaços, coloque um tapete no local, cortinas nas janelas, use bastante almofadas e coloque alguns quadros na parede, se não tiver.

Esses pequenos ajustes podem diminuir a reverberação sonora e ajudar a melhorar o som da TV.

 

#4 Tenha cuidado com os sistemas prontos

Existem muitos sistemas prontos no mercado, que prometem proporcionar uma sonorização de qualidade para o ambiente. Embora ofereçam alguns benefícios, como custo mais acessível, facilidade de instalação, praticidade etc. é preciso ter cuidado com esses recursos.

Um kit de som pronto não foi desenvolvido para o seu ambiente especificamente. É um conjunto de aparelhos que atendem bem a determinados tipos de espaços e têm suas limitações. Por isso, busque orientação profissional sobre qual a indicação de uso e ambiente para receber esse tipo de equipamento antes de comprar o seu.

 

#5 Defina o sistema de som que vai usar

Existem diversos sistemas que podem ser utilizados para melhorar o som da TV e proporcionar uma melhor experiência ao usuário. O sistema home theater, por exemplo, pode ser 2.1, 5.1 ou 7.1. Nesses casos, as caixas de som são distribuídas no ambiente, em torno do usuário.

Dessa forma, duas caixas de som são colocadas na frente do usuário, ao lado da TV, mais duas nas laterais direita e esquerda. Por fim, as demais caixas são colocadas atrás do usuário. Assim, a experiência é imersiva. O ouvinte tem uma sensação de movimento, impacto, emoção e localização com relação filme ou série que está vendo. Por isso é fundamental selecionar e definir bem que tipo de sistema de som será utilizado.

 

#6 Invista em um projeto profissional

Além dessas dicas, você pode investir em um projeto profissional e ter um som de qualidade superior e ter uma experiência ainda melhor. Nesse caso, o ideal é procurar um especialista, que vai desenhar o projeto de acordo com as suas necessidades e interesses.

No âmbito da sonorização residencial, são diversos os caminhos que você pode tomar para implementar as melhores soluções. Quer ganhar um projeto personalizado e profissional? Preencha o formulário e garanta o seu projeto!

 

Infográfico projeto de sonorização ambiente

< Anterior Próximo >