Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

O que é saída de vídeo no âmbito da sonorização e qual sua importância?

Um equipamento de som com saída de vídeo possibilita ao usuário fazer conexões com outros aparelhos de transmissão visual, como TVs, projetores, monitores etc. Com esse diferencial, o cliente terá uma caixa de som que pode ser usada de diversas formas, para sem ser somente a transmissão de áudio.

 

Além disso, para quem já possui alguns equipamentos e quer sonorizar profissionalmente o ambiente, mas sem gastar muito, a caixa de som com saída de vídeo pode ser de grande ajuda. Quer entender melhor como uma saída de vídeo funciona e como esse recurso pode ser aplicado em um sistema de sonorização? Continue lendo este artigo e confira!

 

O que é saída de vídeo e quais são os principais tipos?

 

Saída de vídeo é a conexão do equipamento de som com a TV ou outro aparelho de transmissão de imagem, através de um cabo. É bastante comum que um cliente compre um televisor, por exemplo, e depois queira conectar uma caixa de som ou outro equipamento, mas por não saber qual a saída de vídeo de cada um acaba fazendo uma escolha errada. 

 

Para não passar por esse problema, saiba mais sobre os tipos de saída de vídeo a seguir:

 

Vídeo Composto

 

O vídeo composto é um tipo de conexão analógica muito comum e ainda utilizada. Esse recurso conta com dois cabos de áudio (vermelho e branco) e um cabo de vídeo (amarelo). Esse tipo de saída é bastante utilizada por quem ainda não tem um televisor de alta definição, com entrada HDMI, e precisa conectar aparelhos de canais por satélite, aparelhos de DVDs, vídeo games etc.

 

S-Vídeo (Separate Vídeo)

 

Esse tipo de conexão já é menos comum, mas ainda pode ser encontrada e utilizada em placas de vídeo, monitores e televisores. Também conhecido como Y/C, o S-Vídeo é uma conexão analógica que suporta melhores sinais

 

Outra característica é a sua separação de sinais em brilho e cor. Isso quer dizer que a luminância – medida da densidade da intensidade da luz refletida em determinada direção – é transmitida em preto e branco e as cores em RGB, separadamente, porém de forma sincronizada.

 

Vídeo componente

 

O vídeo componente, assim como o vídeo composto, conta com três sinais para vídeo, porém, é considerado como o melhor cabo analógico quando o assunto é qualidade e compatibilidade. Nesse tipo de saída de vídeo, são somados dois cabos de áudio e dois cabos de vídeo que controlam as cores e outro que controla o brilho.

 

HDMI

 

Se você não conhecia os cabos anteriores, certamente conhece esse. O HDMI (Interface de multimídia de alta-definição) é utilizado em praticamente todos os aparelhos de vídeo mais atuais, que contam com uma ou mais entradas.

 

Seu uso se popularizou por causa dos computadores, que contam com placas de vídeo mais avançadas e precisam de uma conexão capaz de sustentar a transmissão desses conteúdos. Sozinho, esse cabo é capaz de suportar qualquer formato de vídeo ou PC.

 

Radiofrequência (RF)

 

As saídas de vídeo RF são utilizadas em televisores há muitos anos. Os usos mais comuns desses cabos são na conexão com antenas e receptores de canais. Outra forma de uso comum das saídas RF é para conectar videocassete, videogame etc.

 

VGA

 

O VGA é um tipo de cabo bastante comum para conectar monitores em CPUs ou até mesmo notebooks em televisores. Com o passar dos anos, essa entrada digital foi sendo substituída pelo HDMI, porém ainda há muitos dispositivos que contam com essa opção.

 

DVI

 

Esse tipo de conexão tem a mesma função do VGA, mas sua qualidade de imagem é melhor. Outra diferença é que o DVI não é muito utilizado na conexão com televisores, em geral, são focando mais apenas em computadores. Placa de vídeos de edição ou de jogos costumam contar com DVI.

 

PC Audio In/Out

 

Esse tipo de saída é usada para conectar o áudio do notebook na televisão ou para transmitir o som da TV no notebook. Outra forma de usar o PC Audio In/Out é conectar um fone de ouvido de mesmo encaixe para ouvir do fone. Geralmente até os encaixes de fones de telefones cabem nesta saída.

 

Áudio óptico

 

Aparelhos como Home Theaters e outros equipamentos que reproduzem som de cinema contam com áudio óptico. Essa saída digital oferece uma qualidade melhor para a transmissão de áudio da TV para outros aparelhos, mas o uso doméstico não é muito comum no Brasil.

 

LAN /Wi-Fi

 

As Smart TVs permitem o acesso à internet e aplicativos por meio do cabo LAN, que conecta ao Wi-Fi, mas alguns modelos já contam com esse recurso de conexão e eliminam a necessidade do cabo.

 

Quais são as vantagens de usar uma caixa de som com saída de vídeo na sonorização

 

A principal vantagem de contar com aparelhos com saída de vídeo é poder conectar a caixa de som em aparelhos como TVs e monitores. Para quem gosta de assistir filmes e séries com som de cinema, comprar uma caixa de som com saída de vídeo é uma forma de economizar com o projeto de sonorização

 

Basta adquirir a caixa e fazer a instalação, conectando o televisor ao novo aparelho. Você consegue transmitir todo o som da sua TV para a caixa de som. Dependendo do dimensionamento das caixas, é possível espalhá-las por diversas áreas do imóvel e tornar o som mais equilibrado.

Mas se você quer ter um projeto de sonorização profissional e personalizado para a sua casa, temos uma dica. Preencha o formulário e ganhe um projeto completo e gratuito da Frahm!

 

Projeto pronto frahm

Últimos Artigos

WhatsApp Fale com um atendente