Equipamentos de sonorização: o que esperar para 2021?
19/01/2021

Equipamentos de sonorização: o que esperar para 2021?

No ano em que a pandemia dominou o planeta muitas pessoas investiram mais em equipamentos de sonorização e vídeo. Com a necessidade de passar mais tempo em casa, os brasileiros buscaram recursos que proporcionassem mais conforto. Por isso, a venda de televisores apresentou aumento de 1.899% e os aparelhos de som 1.518%.

 

Em 2021, a tendência é que as pessoas continuem equipando seus imóveis residenciais e comerciais com aparelhos de som de qualidade profissional. Neste artigo, você vai conferir quais são os equipamentos de sonorização que estão entre as principais tendências para o novo ano. Acompanhe!

 

4 equipamentos de sonorização para investir em 2021

 

Os consumidores conheceram os benefícios de ter bons equipamentos de sonorização em suas casas e querem continuar investindo. Quem já montou um sistema de som em casa, vai querer instalar um som de qualidade no escritório também, por exemplo, estimulando uma crescente no interesse.

 

A seguir, confira alguns equipamentos de sonorização que poderão fazer sentido para os seus clientes neste ano que chega.

 

Arandelas

 

Sinônimo de boa estética, as arandelas estão entre os equipamentos de sonorização mais vendidos de 2020 e a expectativa é que continue assim neste ano. 

 

A principal característica deste equipamento de sonorização é a sua forma de uso. As arandelas são instaladas no forro do imóvel, ou seja, ficam quase escondidas, apenas com a tela da caixa para fora. Por não serem instaladas nas paredes ou pilastras, não interferem na estética do local. 

 

Para utilizar este tipo de equipamento é preciso que o teto do ambiente possua um forro de gesso, madeira ou similar, de outra forma não é possível fazer o modelo embutido. 

 

Outra vantagem da arandela é que o cliente pode espalhar diversas arandelas pelo ambiente, fazendo uma melhor distribuição do som e sem onerar o espaço físico disponível. Existem diversos modelos e configurações de arandelas para atender as necessidades de cada cliente, consulte um especialista para entender qual o melhor para o seu ambiente!

 

Subwoofer

 

O subwoofer é um alto-falante utilizado para reproduzir frequências baixas com sons graves. O equipamento potencializa uma faixa específica do espectro de som, pois as frequências baixas são mais difíceis de serem alcançadas pelos alto-falantes padrão. 

 

Esse aparelho é responsável por transmitir a emoção do som em um filme, série ou show, por exemplo. Aqueles sons que causam suspense, despertam medo e outras sensações — mas que não estão nítidos ou são facilmente percebidos em uma cena — são propagados com qualidade pelo subwoofer. 

 

Por isso, o equipamento é bastante utilizado na sonorização de ambientes com home teather, como salas de TV, quartos etc. No entanto, também pode ser usado em projetos com outros objetivos, como eventos, por exemplo, dependendo da necessidade do cliente.

 

Como as pessoas estão indo menos ao cinema devido à pandemia, estão buscando por equipamentos de sonorização que proporcionem uma experiência semelhante em suas casas. O home theater, por exemplo, é um desses aparelhos. Assim, o subwoofer continuará sendo um produto necessário.

 

Projeto pronto

 

Amplificadores de som

 

O objetivo do amplificador de som, como o nome já diz, é amplificar um sinal elétrico de uma fonte para outra. Ou seja, você utiliza uma fonte de onde o som será extraído e o amplificador faz a transmissão no ambiente ou para outras caixas que irão fazê-la. 

 

A combinação entre os equipamentos de sonorização, amplificador e caixa de som acontece pois há casos em que a força do sinal que seria enviado diretamente para as caixas não é suficiente. Nesse caso, o amplificador é usado para promover essa força e fazer com que o som alcance o destinatário.

 

Existem diferentes tipos de amplificadores, indicados para diversos usos, por isso é um equipamento necessário para qualquer tipo de projeto de sonorização.

 

Caixa de som torre 

 

A caixa de som torre é um equipamento versátil que atende a sonorização residencial, comercial e profissional.  O aparelho pode ser usado em diversos ambientes, como igrejas, auditórios, bares, apresentações de shows etc. 

 

O equipamento de som oferece mobilidade, podendo ser transportado para todos os lugares e conta com características específicas para cada tipo de uso. Ou seja, o cliente pode escolher um modelo com mais ou menos potência, por exemplo, dependendo do local onde será usado e das necessidades do projeto.

 

Outras tendências em sonorização

 

As tendências em áudio para 2021 não se limitam somente a equipamentos de sonorização. Outro tipo de equipamento que será cada vez mais usado é, na verdade, um serviço: o streaming

 

Aplicativos de música, como Deezer e Spotify, e vídeo, como Prime Video e Netflix,  terão mais usuários e um público assíduo, pois oferecem muitos benefícios. A começar pelo catálogo de títulos, com opções para todos os gostos, e o principal deles: a comodidade.

 

Usar um streaming torna a vida do consumidor muito mais fácil, pois é só conectar o serviço via bluetooth ou Wi-Fi. Por esse motivo, os clientes vão buscar por mais produtos que oferecem esses recursos de conectividade. Na hora de oferecer algum recurso para o seu cliente, certifique-se de que o equipamento de som conta com essas tecnologias. 


Além disso, trabalhe com marcas de confiança, que oferecem qualidade e são reconhecidas no mercado por seus equipamentos de sonorização. Isso vai fazer com que o cliente fique satisfeito com a compra e a instalação e vai evitar que você tenha problemas no futuro. Quer saber como podemos ajudar com isso? Peça agora mesmo a ajuda de nossos consultores e monte o seu projeto personalizado!

< Anterior Próximo >