Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

4 tendências em equipamentos de sonorização para os próximos anos

Com o avanço da tecnologia, os equipamentos de sonorização têm ganhado cada vez mais espaço na vida e na casa das pessoas. Atualmente, os dispositivos permitem um controle maior, interação, automação e uma melhor qualidade do som. Com isso, a demanda por esse tipo de recurso tem crescido bastante no mercado.

Um relatório da Juniper Research mostra que alto-falantes como Amazon Echo e Google Home estão entre as principais tendências e que, até 2024 mais de 8,4 bilhões de dispositivos serão utilizados pelos consumidores para uma interação por comando de voz.

Com as pessoas passando cada vez mais tempo em suas casas e mudando a organização dos espaços, surgiu-se a necessidade de uma adaptação e evolução também dos equipamentos de som que integram esses ambientes. Isso porque o conforto e a comodidade dos usuários devem ser sempre priorizados para uma melhor experiência de consumo.

A sonorização de ambientes é um recurso que pode ser utilizado tanto em espaços residenciais, quanto comerciais. Lojas, restaurantes, igrejas, shopping, aeroportos e eventos específicos podem receber os melhores  equipamentos de som para garantir a qualidade de áudio esperada. Em casa, o usuário pode montar seu projeto de acordo com seus gostos e necessidades para desfrutar do melhor.

Em ambientes comerciais, um som de qualidade pode influenciar até mesmo no consumo dos clientes, uma vez que o espaço pode ficar mais agradável e aconchegante. Já em casa, a qualidade do som pode melhorar o bem estar e a qualidade de vida dos moradores, deixando a residência do jeito que você sempre sonhou.

Pensando em adquirir sempre os dispositivos de melhor qualidade, separamos neste artigo os melhores equipamentos de sonorização que estão entre as principais tendências para os próximos anos. Confira!

 

Por que investir em sonorização de ambientes

A sonorização de ambientes consiste no desenvolvimento de um projeto com a melhor escolha de equipamentos de som e a disposição ideal no espaço, buscando a melhor qualidade de som e a percepção sonora uniforme em todo o ambiente.

O planejamento desse sistema de som deve ser feito com bastante cuidado para evitar o desconforto e maximizar a utilização dos aparelhos. Todo o processo deve ser avaliado e as escolhas devem acontecer de acordo com a necessidade do usuário e a finalidade do projeto.

É um recurso que depende de inúmeros fatores para ser bem sucedido e pode impactar positivamente caso seja feito da melhor maneira. Por isso, é fundamental que se escolha os equipamentos de som adequados para cada ambiente.

A música pode influenciar no humor das pessoas e a qualidade do áudio é um aspecto importante nesse sentido. Estar em um espaço agradável com uma boa música pode mudar o dia de alguém, fazendo com que ela fique feliz somente por estar naquele ambiente.

Ao levar em consideração o espaço a ser sonorizado, a disposição dos móveis e objetos no espaço, a finalidade do som e o que se espera dele, é possível montar um bom projeto de sonorização de ambientes.

Os equipamentos de sonorização devem ser escolhidos de acordo com esses detalhes e levando em conta a qualidade dos produtos. Com isso, você pode desfrutar do melhor do som ambiente, seja em casa ou em espaços comerciais.

Em residências, o som ambiente pode ser usado para momentos de lazer em família, momentos de relaxamento, para curtir uma música tranquila enquanto trabalha em home office, curtir um som enquanto cozinha ou mesmo para aproveitar de uma experiência de cinema sem sair de casa.

A sonorização pode ser feita em diferentes cômodos de casa, de acordo com os gostos, objetivos e hábitos dos moradores. Com isso, o resultado pode ser muito mais satisfatório e os moradores podem aproveitar um som de qualidade em diferentes ambientes.

Já a sonorização em ambientes comerciais pode ser feita em lojas, aeroportos, igrejas, academias e outros espaços que desejam um som de qualidade. Pode ser usado para deixar uma música ambiente ou mesmo para realização de avisos, recados e apresentações.

Nesses casos, é importante investir em um som de qualidade para oferecer uma boa estrutura para os clientes e visitantes do espaço. Desta forma, o ambiente passa a ser um lugar mais aconchegante e confortável.

Leia também: O guia definitivo para sonorização de ambientes comerciais

 

Equipamentos de sonorização: tendências para os próximos anos

Com inúmeros benefícios aos seus usuários, o uso da sonorização de ambientes tem se tornado algo cada vez mais comum. Muitas pessoas têm buscado esse recurso para desfrutar da melhor qualidade de som nos espaços.

Você sabe o quanto a música pode ser benéfica para a vida das pessoas, levando a sensação de bem-estar e prazer. Quando o ambiente é equipado adequadamente, curtir o som pode ser algo ainda mais gostoso e feliz.

Com isso, diferentes equipamentos de sonorização têm sido desenvolvidos e aprimorados no mercado para uma melhor utilização e aproveitamento dos usuários. É importante garantir os melhores dispositivos dentro das suas necessidades para uma melhor experiência com o equipamento de som.

Confira a seguir, alguns pontos importantes a serem considerados na hora de conhecer as tendências de sonorização no mercado:

Estética e design

Com a evolução dos designs dos ambientes, a sonorização acabou evoluindo para acompanhar esse processo, buscando estruturar a montagem dos equipamentos de som de acordo com a estética e a disposição dos móveis e objetos no espaço.

Com uma rotina diferente e recursos que possibilitam diferentes experiências, seja em casa ou em ambientes comerciais, surgiu também uma necessidade de pensar além da qualidade dos equipamentos, na estética.

Uma das tendências nesse sentido são as caixas de som de embutir, usadas em forros de gesso, madeira ou PVC, com design mais clean e discreto. Esse tipo de equipamento interfere minimamente na decoração e quando instaladas corretamente, oferecem potência e qualidade de som adequadas para o espaço.

Esse tipo de caixa fica praticamente escondida, deixando apenas a tela da caixa para fora, o que pode ser a solução ideal para pessoas mais discretas que não querem mudar a decoração do ambiente.

Também conhecida como arandela, outra vantagem desse equipamento é que você pode espalhar diversas arandelas pelo ambiente, fazendo uma melhor distribuição do som e sem onerar o espaço físico disponível. Existem diversos modelos e configurações de arandelas para atender as necessidades de cada cliente.

Qualidade de som de cinema

Com a tecnologia cada vez mais avançada e os inúmeros recursos de interação e automação, passar mais tempo em casa tem sido algo bastante prazeroso e divertido. Em muitos casos, é possível instalar equipamentos de som capazes de promover uma experiência de cinema sem sair de casa.

Imagine que você quer passar um momento de diversão com a sua família em casa e vivenciar toda aquela sensação que o cinema te proporciona. Sentir os sons com mais vibração e potência como se fizesse parte do filme ou série virou uma realidade com os recursos disponíveis atualmente.

O subwoofer, por exemplo, é um alto-falante utilizado para reproduzir frequências baixas com sons graves. O equipamento potencializa uma faixa específica do espectro de som, pois as frequências baixas são mais difíceis de serem alcançadas pelos alto-falantes padrão. 

Esse aparelho é responsável por transmitir a emoção do som em um filme, série ou show, por exemplo. Aqueles sons que causam suspense, despertam medo e outras sensações — mas que não estão nítidos ou são facilmente percebidos em uma cena — são propagados com qualidade pelo subwoofer.  

Por isso, o equipamento é bastante utilizado na sonorização de ambientes com home teather, como salas de TV, quartos etc. No entanto, também pode ser usado em projetos com outros objetivos, como eventos, por exemplo, dependendo da necessidade do cliente.

Mobilidade

A mobilidade é um fator muito importante a ser considerado na hora de escolher seu equipamento de som. Se você precisa transportar a sua caixa para outros ambientes, é fundamental ter um equipamento de fácil mobilidade.

A caixa de som torre é um equipamento versátil que atende a sonorização comercial e profissional.  O aparelho pode ser usado em diversos ambientes, como igrejas, auditórios, bares, apresentações de shows etc. 

Nesses espaços, o uso de uma caixa de som torre pode ser muito útil, uma vez que podem ser movidas de acordo com a necessidade no evento. Além disso, são caixas maiores que podem atender a eventos grandes ou alcançar um espaço maior.

Locais maiores que receberão muitas pessoas, por exemplo, podem necessitar de mais de uma caixa, que devem ser espalhadas de forma estratégica no espaço para um resultado sonoro mais satisfatório.

O equipamento de som oferece mobilidade, podendo ser transportado para todos os lugares e conta com características específicas para cada tipo de uso. Ou seja, você pode escolher, por exemplo, um modelo com mais potência, como caixas de som multiuso, ou menos potência, como as caixas portáteis, dependendo do local onde será usado e das necessidades do projeto.

Potência e alcance máximos

Os projetos de sonorização tendem a abranger um espaço cada vez maior, tanto nas casas quanto nas lojas e ambientes comerciais. Com isso, pode se fazer necessário o uso de amplificadores de som para alcançar essas expectativas.

O objetivo do amplificador de som, como o nome já diz, é amplificar um sinal elétrico de uma fonte para outra. Ou seja, você utiliza uma fonte de onde o som será extraído e o amplificador faz a transmissão no ambiente ou para outras caixas que irão fazê-la.  

A combinação entre os equipamentos de sonorização, amplificador e caixa de som acontece pois há casos em que a força do sinal que seria enviado diretamente para as caixas não é suficiente. Nesse caso, o amplificador é usado para promover essa força e fazer com que o som alcance o destinatário. 

Existem diferentes tipos de amplificadores, indicados para diversos usos, por isso é um equipamento necessário para qualquer tipo de projeto de sonorização. É importante conhecer o seu projeto para identificar o ideal para o que você busca.

Para escolher bons amplificadores, é recomendado avaliar questões como: o objetivo do uso, sua potência, os canais do receptor, processamento do som, compatibilidade com padrões de som surround e a conectividade.

 

Como escolher os melhores equipamentos de som para você

Escolher os melhores equipamentos de som para o seu projeto é algo que deve ser feito com muito cuidado. É importante analisar diferentes questões, como o local em que serão instalados, a finalidade do uso, seu orçamento, entre outros detalhes.

A qualidade do produto é algo que pode influenciar positiva ou negativamente no resultado final do som, impactando diretamente no uso dos equipamentos. Por isso, é importante conhecer bem as características e configurações dos produtos e focar sempre na melhor qualidade.

O mais indicado, é optar por fabricantes nacionais, uma vez que oferecem todo o suporte necessário e uma assistência de fácil acesso caso precise de algo. A tecnologia que esses fabricantes oferecem nesses equipamentos de sonorização pode ser o diferencial para o seu projeto.

A quantidade de equipamentos necessários para o seu ambiente e a disposição em que serão instalados depende de alguns fatores, como o local escolhido. Esses aspectos podem ser diferentes em igrejas, residências, lojas, aeroportos, escritórios, etc.

A qualidade e potência do som também devem ser escolhidas de acordo com o ambiente definido para a sonorização e as necessidades dos usuários. Existem diferentes equipamentos disponíveis para atender a diferentes demandas, buscando sempre a melhor experiência ao usuário.

Também é importante contar com a ajuda de especialistas que podem te auxiliar muito nesse processo. Eles podem atuar na construção do projeto com você para que juntos entendam seus gostos, hábitos e rotina para desenhar o melhor caminho até a sonorização ideal do ambiente.

Além disso, eles podem te ajudar a entender como cada equipamento de som pode ser útil em seu projeto e como cada um dos produtos pode ser usado da melhor forma para uma melhor experiência de áudio.

Agora que você já está por dentro das tendências em equipamentos de sonorização para os próximos anos, que tal receber um projeto pronto de sonorização para o seu ambiente? Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais!

Últimos Artigos

WhatsApp Fale com um atendente